Internacional Titulo
Começa conferência para salvar Tratado de Não-Proliferação Nuclear
Da AFP
02/05/2005 | 13:39
Compartilhar notícia


Os 188 países membros do TNP (Tratado de Não-Proliferação Nuclear) iniciaram nesta segunda-feira, em Nova York, uma reunião para tentar dar novo vigor a um texto debilitado por falhas de vários de seus países membros e pelos esforços de outros para contar com armas atômicas.

Em conseqüência ou não, os dois países que geraram maior inquietação pelo uso militar de energia nuclear, Irã e Coréia do Norte, voltaram a mostrar suas intenções antes da abertura das reuniões em Nova York. A cúpula acontecerá durante um mês.

O Irã anunciou no sábado que poderia retomar, nos próximos dias, a conversão de urânio. A Coréia do Norte escolheu o dia 1º de maio para testar um míssil de curto alcance, que caiu no mar do Japão. O governo iraniano é acusado pelos Estados Unidos de tentar desenvolver secretamente uma bomba atômica, enquanto o norte-coreano afirma que já conta com este tipo de armamento.

O Tratado de Não-Proliferação, assinado em 1970, tem como objetivo evitar a proliferação de armas nucleares e limitá-las a cincos potências que as detêm oficialmente: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China.

Para dar ao texto uma cara mais atual, o diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohammed El-Baradei, propõe aos membros do TNP que adotem uma moratória de cinco anos para a construção de novos centros de enriquecimento de urânio. Segundo El-Baradei, entre 30 e 40 países poderiam rapidamente ter acesso ao armamento nuclear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;