Cultura & Lazer Titulo
Salvatores faz reflexão sobre medo
Do Diário do Grande ABC
12/11/2004 | 12:12
Compartilhar notícia


O diretor Gabriele Salvatores brinca de guia turístico de temores em Eu Não Tenho Medo. Inspirado pelo best-seller do italiano Niccoló Ammaniti, o filme se concentra no protagonista Michele (Giuseppe Cristiano), garoto de dez anos que vive em vilarejo miserável da Itália. E não há melhor receptor para sentimentos de terror que um moleque nessa idade e nessas condições sociais, meio urbanas, meio rurais.

Salvatores, que já ganhou até Oscar (por Mediterrâneo, em 1992), oferece uma viagem por diferentes etapas do medo – ou da paura, como dizia a nona – sem fazer necessariamente um filme de gênero, de terror. Seu ponto de partida é o medo íntimo motivado pelo desconhecido; já seu ponto de chegada é o inverso, o medo desconhecido resultante do íntimo.

Essa turnê pelo pavor infantil começa durante uma brincadeira de Michele e seus amigos nas ruínas de uma casa. Na base de um buraco cavado aos fundos do lugar, o garoto divisa um pé humano e passa a imaginar histórias fantásticas, feéricas, para justificar a estranha presença do membro. Intrigado, inicia visitas freqüentes às bordas da cova; descobre que o pé se mexe, portanto não é de um cadáver; descobre que o calcanhar tem dono, um menino que de tão desfigurado aparenta ser um monstro; descobre então que o tal ser escabroso é gente e pode ser vítima de um crime.

Por meio da TV e de escusas conversas em sua casa, intui que o tal crime envolve seus pais, assim como todos os adultos que habitam o vilarejo. Salvatores propõe medos oscilantes e diapasões variados do qual emanam esses pavores. Nessa mesma viagem, sugere uma ida da superficialidade à profundidade, tanto em descobertas progressivas sobre o amigo subterrâneo de Michele quanto na descida deste ao fundo do buraco. Sua narrativa, no entanto, empaca na superficialidade mais sentimentalóide.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;