Internacional Titulo
Esquerda italiana sofre dura derrota eleitoral
Do Diário do Grande ABC
17/04/2000 | 11:01
Compartilhar notícia


A esquerda italiana sofreu uma dura derrota neste domingo nas eleiçoes regionais, consideradas chaves para a coalizao no poder, quando falta um ano para as eleiçoes legislativas.

O Polo das Liberdades, do magnata das comunicaçoes Silvio Berlusconi, venceu nas regioes prósperas e industriais do Norte da Itália. Na regiao símbolo do Lázio, sede da capital, o candidato neofascista também ganhou, assim como em algumas regioes do Sul deserdado, como Pullas e Calabria.

A esquerda, que governava onze regioes das quinze em que foram realizadas eleiçoes para presidente regional, mantém seus tradicionais redutos do centro da península (Toscana e Emilia Romana), onde de qualquer modo perdeu terreno, e Campaña, no Sul, onde se confirmou a vitória de Antonio Bassolino.

Em várias regioes do Sul, o resultado dependia de um punhado de votos, já que a diferença era mínima entre os candidatos de centro-esquerda e de centro-direita.

A participaçao foi de 72,6% contra 81,3% das eleiçoes regionais anteriores, em 1995.

A direita e seu controvertido aliado secessionista da Liga Norte venceram em todas as regioes do Norte, obtendo 50,7% dos votos contra 45,1% da centro-esquerda, aliada com os comunistas. A derrota da esquerda nao tem apelaçao nessa regiao, segundo reconheceram vários dirigentes nesta segunda-feira, ao anunciar que fariam sua ``autocrítica'. Berlusconi, que protagonizou uma cara campanha eleitoral, organizando um ``cruzeiro-cruzada' que o levou de porto em porto para preconizar o modelo liberalista, saboreou a vitória em silêncio nesta segunda-feira.

O chefe da oposiçao, que antes das eleiçoes tinha afirmado que ``ganhar duas regioes já seria um excelente resultado', anunciou que falará nesta segunda-feira à tarde.

Seu aliado, o líder secessionista Umberto Bossi, estava exultante com a vitória. O chefe de governo, Massimo D'Alema, sai ferido do confronto.

``Agora temos de nos preparar para tirá-lo, tanto ele como seu insignificante governo', declarou.

A Liga Norte, responsável pela derrota do governo de Berlusconi em 1994, que havia perdido rapidamente pontos desde 1996, se recuperou espetacularmente graças à aliança eleitoral com o Polo das Liberdades.

A Liga, vinculada ao Partido Liberal do ultranacionalista austríaco Joerg Haider, que nas eleiçoes européias de junho do ano passado nao chegou a obter 5%, alcançou 15,4% em Lombardia e 12% em Veneto.

Os pós-fascistas da Aliança Nacional, aliados de Berlusconi, conseguiram ganhar na regiao de Roma, o que foi considerado como uma ``tragédia' para a esquerda.

O novo presidente da regiao, Francesco Storace, ex-militante da extrema-direita, era famoso em seus anos de estudante por ter dirigido os confrontos a socos contra os manifestantes de esquerda nos anos 70.

Atônitos com o fracasso, os dirigentes de centro-esquerda decidiram reunir-se para fazer uma ``autocrítica' e mantêm um incômodo silêncio. A imprensa esquerdista definiu de ``desastre' a derrota, que condiciona o resultado das eleiçoes gerais que se realizarao em 2001.

Criticado inclusive por seus co-partidários por seu modo de liderar a esquerda, D'Alema sai gravemente debilitado das eleiçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;