Automóveis Titulo
Quase um centenário
Por Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
30/01/2007 | 20:34
Compartilhar notícia


Em comemoração ao aniversário de 453 anos da cidade de São Paulo, celebrados na última quinta-feira, o evento Clássicos de Competição, que aconteceu no autódromo de Interlagos, em São Paulo, contou um pouco da história dos carros de corrida no Brasil desde a década de 30 e também expôs algumas raridades sobre quatro rodas.

Uma delas é o Le Zebre, importado da França em 1909 pela família do aviador Alberto Santos Dumont. Segundo o curador da mostra Antonio Carlos de Oliveira, é bem possível que esse seja o carro mais antigo do Brasil. “Houve muita dificuldade para traçar a história do veículo, já que não há documentação disponível”, explica.

O Le Zebre, que pertence ao Museu do Automóvel de São Paulo, foi encontrado em um porão de um pequeno castelo, que estava prestes a ser demolido, na via Anchieta, próximo ao bairro do Ipiranga, pertencente à família Samarone.

O antigo levou 18 anos para ser restaurado seguindo as características do modelo original e hoje funciona normalmente, mas dificilmente sai do museu.

A raridade é equipada com um motor a gasolina monocilíndrico e sua principal particularidade é uma das duas buzinas presente no modelo. O equipamento tem o formato de uma serpente, que vai até a dianteira do automóvel, com um olho de verdade, embalsamado, do animal.

Lampiões a querosene, volante de madeira, pára-brisa exclusivo para o motorista em forma de monóculo e faróis a carbureto também são detalhes que tornaram o veículo tão exclusivo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;