Economia Titulo
Gasoduto do Sul cria novo foco de tensão entre Bolívia e Brasil
Por Da AFP
12/05/2006 | 17:21
Compartilhar notícia


A declaração do ministro de Hidrocarbonetos, Andrés Soliz, de que a Bolívia não participará do megaprojeto sul-americano de construção do gasoduto do sul enquanto a Petrobras não mudar seu forte conteúdo privado, gerou um novo fator de conflito entre La Paz e Brasília.

A Bolívia não tomará parte no megaprojeto 'gasoduto do sul', impulsionado principalmente por Brasil, Venezuela e Argentina, enquanto a estatal brasileira Petrobras estiver controlada por outras empresas, advertiu Soliz.

A "Petrobras terá que tomar uma decisão, mas posso assegurar que enquanto tiver como sócios maioritários estas grandes multinacionais, pelo menos, entendo, que o governo do presidente Evo Morales não dará autorização para que participemos desse megaduto", destacou Soliz durante pronunciamento nesta sexta-feira, no Congresso boliviano.

Segundo dados da Petrobras, o Estado brasileiro controla mais de 55% das ações com direito a voto e possui 32,7% do capital social da empresa. O restante do capital social está distribuído entre um Banco estatal (7,6%), um fundo dos trabalhadores (2,6%), e com 57,1% cotados em bolsa dentro e fora (ADR) do país, informou um porta-voz da empresa.

Quarta-feira passada, Soliz antecipou ao colega brasileiro de Minas e Energía, Silas Rondeau, a posição boliviana, durante um encontro em La Paz. "Dissemos (a Silas Rondeau e ao presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli): para que o gasoduto funcione necessitamos que as empresas que participem do gasoduto sejam estatais, e aqui surge um gravíssimo problema com a Petrobras", destacou Soliz.

Soliz, homem forte do governo Morales, se opõe ao fato de que um investimento de US$ 20 bilhões seja convertido em benefício das multinacionais. "Então vamos investir enormes somas de dinheiro para que as multinacionais, sócias da Petrobras, se beneficiem?", questionou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;