Política Titulo
Garotinho cria Conselho de Segurança Pública
Por Do Diário do Grande ABC
04/01/1999 | 09:45
Compartilhar notícia


O governador Anthony Garotinho criou nesta segunda, por decreto, o Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio (Consperj) já com uma missao: começar a esvaziar, ainda este mês, as celas das delegacias superlotadas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, atualmente há 7.600 presos confinados em delegacias, sendo que grande parte - por já ter sido condenada - deveria estar em penitenciárias. Garotinho quer que os detentos já condenados sejam transferidos para os presídios, que dispoem de 950 vagas.

As transferências acontecerao nas delegacias onde o problema de superlotaçao é mais grave. Como o conselho vai ter um representante do Poder Judiciário, haverá uma política de integraçao para agilizar o processo de transferência. Segundo membros do conselho, também será dada prioridade à libertaçao de presos que estao com pena vencida. Garotinho disse que o estado nao pode se surpreender com fugas como a ocorrida durante a passagem do ano na 26a- DP (Todos os Santos), onde 33 detentos fugiram.

Segundo o governador, as fugas ocorrem devido à superlotaçao: "Com o conselho, haverá mais agilidade porque muitas vezes o processo está emperrado em algum órgao. Nao existe entrosamento".

O Conselho vai reunir 15 órgaos públicos e um membro da OABO conselho terá a tarefa de propor medidas para a área de segurança. Ele será presidido pelo secretário de Segurança, general José Siqueira Silva. Terá representantes de 15 órgaos públicos, além de um membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seçao Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;