Economia Titulo
Programa de qualificação profissional oferece mais de 700 vagas na região
Carolina Lopes
Do Diário OnLine
03/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O PEQ (Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional) da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) oferece mais de 700 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Grande ABC. Dentre as opções disponíveis, há cursos de técnicas de vendas, introdução à contabilidade, eletricista instalador e segurança em condomínios.

As aulas terão início na próxima segunda-feira (8) e serão ministradas em unidades do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Centro Paula Souza. As inscrições terminam nesta quinta-feira, mas poderão ser prorrogadas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Segundo o diretor da Escola Senai Almirante Tamandaré (onde são oferecidas 112 vagas para eletricista instalador e 64 para mecânico de automóveis), Murilo Strazzer, a iniciativa tem por objetivo preparar o aluno para as novas exigências do mercado de trabalho.

"O curso é voltado para jovens em busca do primeiro emprego, desempregados ou com risco de perder o emprego por falta de qualificação, além de profissionais autônomos sem condições de se preparar para o mercado", diz.

De acordo com Strazzer, os participantes não terão nenhuma despesa durante o curso. "Eles receberão um lanche por dia, vale-transporte, kit didático e material de segurança individual. Além disso, terão certificado de conclusão de sua qualificação profissional", afirma.

Os cursos estão divididos entre habilidades específicas (com aulas teóricas e práticas sobre a profissão) e habilidades gerais (com aulas de comunicação, raciocínio lógico, cidadania, organização do trabalho e reforço do ensino básico).

De acordo com a assessoria de imprensa da Sert, o PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo realizado com dados coletados durante o ano passado e que apresenta as demandas de mão-de obra e de capacitação profissional. Desta forma, os cursos oferecidos estão voltados às reais necessidades do mercado de trabalho de cada região.

Para participar, os interessados — que devem ter entre 20 e 59 anos — precisam se cadastrar no PAT (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de sua cidade, munido de RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida, serão encaminhados para realizar a matrícula na instituição de ensino. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.


Confira a relação de cursos no Grande ABC: 

Local

Cursos

Escolaridade

Idade

Total de vagas

Senac Diadema
Rua das Turmalinas, 108, Jardim Dodini

 

Técnicas de Vendas no Varejo e nas empresas e Introdução à contabilidade

8ª série do Ensino Fundamental

20 a 59 anos

60

Senac Santo André
Av. Ramiro Colleoni, 110 - Centro

 

Técnicas de Vendas no Varejo e nas empresas, Agente de Turismo, Técnicas de Atendimento e Segurança em Condomínios e Gestão de Empresas Comerciais

Ensino Fundamental Completo para Agente de Turismo e 8ª série do Ensino Fundamental para os demais

20 a 59 anos

120

Senac São Bernardo
Rua Mediterrâneo, 144 - Jardim do Mar

Técnicas de Vendas no Varejo e nas empresas, Técnicas de Atendimento e Segurança em Condomínios e
Profissional de Serviços Domésticos

Ser alfabetizado para Profissional de Serviços Domésticos e 8ª série do Ensino Fundamental para os demais

20 a 59 anos

53

Senac São Caetano
Rua Antonio Bento, 180 - Bairro Santa Paula

Cuidador de Idosos

Ensino Médio Completo

20 a 59 anos

30

Centro Paula Souza de São Caetano
ETEC Jorge Street - Rua Bell Aliance, 149

Instalador reparador de instalações elétricas e Mecânica de autos

Fundamental Incompleto

20 a 59 anos

60

Senai Diadema
Rua Guatemala, 19

Controlador Lógico Programável

Ensino Fundamental Completo

20 a 59 anos

36

Senai Santo André
Av. Santos Dumont, 300

Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos

Ensino Fundamental Completo

20 a 59 anos

200

Senai São Bernardo
Av. Pereira Barreto, 456

Eletricista Instalador e Mecânico de automóveis

Ensino Fundamental Completo

20 a 59 anos

176




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;