Cíntia Bortotto Titulo
É possível ser mãe e executiva

Uma funcionária que tem apoio de seu gestor pode ter um engajamento acima do esperado

Por Cíntia Bortotto
12/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Ainda existe diferença entre os salários de homens e mulheres. Isso é comprovado por pesquisas e se deve a uma questão histórica que envolve padrões sociais machistas e também a maternidade. De fato, os filhos precisam da mãe, mas não considero correto dizer que o fato de a mãe continuar trabalhando cause prejuízos para a educação das crianças, pois cada filho é um e pode internalizar as regras de formas diferentes. Percebo, pela experiência de ser mãe, que quando os pais assumem o papel da colocação de limites, as crianças respondem de forma diferente - o que pode acontecer independentemente se a mãe trabalha ou fica em casa para cuidar dos pequenos.

Assim, é possível que as mulheres sejam boas mães e boas profissionais, salvo casos de crianças que, em geral, por motivos de saúde demandam atenção exclusiva. Conheço muitas boas mães que são excelentes profissionais e, apesar de se desdobrarem, dão conta dos dois papéis muito bem.

Muita gente me pergunta como as empresas veem quando a criança fica doente e a mãe tem de se ausentar. Não é uma situação simples, ainda mais quando você ocupa cargos nas esferas mais altas da organização. Mas, em geral, vejo que os gestores são flexíveis diante de diversas situações, principalmente quando o assunto é a saúde de uma criança. Os chefes sabem que, em certos momentos da maternidade , os filhos precisam muito mais da mãe. Ao mesmo tempo, eles têm a consciência de que essa dependência extrema tem dia para acabar. Também sabem que uma funcionária que tem apoio de seu gestor pode ter um engajamento acima do esperado. Assim, a empresa poderá contar com ela em outra situação.

Outro ponto interessante é o envolvimento cada vez maior da figura paterna na educação e cuidados com a criança. Percebo que os pais hoje assumem o cuidado dos filhos com naturalidade, até porque se as mulheres trabalham fora. Quando ambos voltam para casa, as tarefas precisam ser divididas para não sobrecarregar apenas um dos lados. Os pais participam de momentos lindos dos filhos, o banho e o carinho da troca.

Além disso tudo, existem bons colégios, com educadores preparados para cada uma das fases das crianças. Ir à escola e interagir com os coleguinhas é muito importante para o desenvolvimento da criança e pode ajudar mamães que querem retomar sua rotina de trabalho.

É por tudo isso que eu digo: é possível sim ser uma executiva realizada e uma mamãe plenamente feliz. Não abra mão de nenhum aspecto do seu ser nesta vida. Não é preciso nem deixar de ser mãe, nem abandonar sua carreira, basta encontrar o ponto de equilíbrio. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;