Internacional Titulo
Draskovic: invasao da Otan derramaria muito sangue
Por Do Diário do Grande ABC
18/04/1999 | 16:13
Compartilhar notícia


Uma intervençao de tropas da Otan em Kosovo levaria a um ``incrível derramamento de sangue', advertiu neste domingo o vice-primeiro-ministro iugoslavo, Vuk Draskovic, que pediu uma soluçao para terminar com a guerra.

Entrevistado em Belgrado pelo canal de televisao Fox News Sunday, Draskovic disse nao acreditar no envio de tropas terrestres da Otan para a Iugoslávia ``porque seria um incrível derramamento de sangue'.

Ao contrário, disse ele, ``devemos encontrar um compromisso e esta guerra deve terminar o quanto antes'.

Terminada a guerra, segundo ele, será ``fácil para os refugiados kosovares voltarem', bem como ``reconstruir o país'.

``Agora (com a guerra) será muito difícil chegar a uma reconciliaçao completa entre sérvios e albaneses', afirmou.

``Responsabilizo a Otan por ter provocado um incrível nível de ódio entre sérvios e albaneses', afirmou.

``A Otan atacou nosso país para apoiar o UCK (Exército de Libertaçao de Kosovo), (...) uma organizaçao terrorista albanesa disposta a criar um Estado muçulmano kosovar', disse.

Segundo ele, os sérvios estao dispostos a lutar até a morte por Kosovo: ``É nosso território, a capital histórica de nossa naçao, de nossa religiao crista, nosso orgulho nacional', insistiu.

Entrevistado pelo mesmo canal, o secretário-geral da Otan, Javier Solana, rejeitou as declaraçoes de Draskovic: ``A cada dia (ele) diz uma coisa diferente', afirmou.

'(Os iugoslavos) sabem muito bem o que devem fazer (para terminar com a guerra)', concluiu Solana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;