Internacional Titulo
Líbano pode pedir ajuda militar síria
Por Do Diário do Grande ABC
01/04/2000 | 13:35
Compartilhar notícia


Beirute considerou, pela primeira vez, a possibilidade de pedir o apoio militar sírio no sul do Líbano para reforçar a presença do exército libanês nas regioes que controlará, caso se confirme a retirada unilateral israelense.

``O governo libanês pode pedir ao exército sírio, presente de forma legítima na maior parte do território libanês, que se junte ao exército libanês nas regioes onde deverá entrar, em caso de retirada israelense', afirmou o ministro libanês da Defesa, Ghazi Zaayter.

Trata-se ``de uma das mais importantes manobras para derrubar os dirigentes israelenses, no labirinto de suas açoes arbitrárias', disse o ministro, aludindo à anunciada retirada unilateral de Israel do sul do Líbano, sem acordo com a Síria, que ainda é vista com desconfiança pelos árabes. O ministro falou na sexta-feira à noite, no ``centro cultural Nabih Berri', em Radar, ao sul de Saida.

Israel anunciou, no começo de março, sua intençao se retirar do sul do Líbano antes do mês de julho, inclusive sem um acordo com Damasco e Beirute.

Cerca de 35 mil soldados da Síria - que exerce uma grande influência no Líbano - estao mobilizados em três-quartos do território libanês.

Israel ocupa uma faixa fronteiriça de 850 km2 no sul do país. Por outro lado, o ministro libanês apoiou a posiçao recentemente manifestada pelo presidente do parlamento, Nabih Berri, ``recusando' o deslocamento de uma força multinacional no sul do Líbano.

``O Líbano nao será jamais um guarda-fronteiras para Israel, cuja retirada dos territórios que ocupa no sul do Líbano, sem condiçoes, com base na resoluçao 425 do Conselho de Segurança da ONU, que é uma exigência libanesa', disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;