Economia Titulo
Juiz proíbe reajuste de telefonia no Rio de Janeiro
Por Do Diário OnLine
29/06/2003 | 19:53
Compartilhar notícia


Liminar concedida neste domingo pelo juiz Luiz Felipe de Miranda Francisco, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, impede que as operadoras de telefonia fixa do Estado apliquem o reajuste tarifário de até 41,7% autorizado pela Anatel. A decisão atende a ação popular impetrada pelo secretário de Justiça do Rio, Sérgio Zveiter.

Caso a determinação seja desrespeitada, as empresas estarão sujeitas ao pagamento de multa diária de R$ 1 milhão. Na ação, Zveiter argumentou que o consumidor, "em posição de desvantagem, não pode ficar à mercê de reajustes unilaterais e abusivos, os quais superam, em muito, os índices inflacionários".

"Os reajustes de até 41,7% nas tarifas de telefonia provocaram inconformismo de toda a sociedade, em especial de políticos, ministros e sindicalistas, em flagrante prejuízo aos consumidores se aplicados aos contratos que estes mantém com as operadoras de telefonia", acrescentou Zveiter.

O aumento das tarifas foi autorizado na última semana pela Anatel, o órgão que regula o setor de telefonia, com base na variação do IGP-DI dos últimos 12 meses. Apesar de a proibição do reajuste valer apenas para o Rio de Janeiro, poderá servir de base para ações semelhantes em outras regiões do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;