D+ Titulo
Ser educado
nunca é demais
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta reportagem não precisaria existir se todos seguissem as lições de boa educação que aprenderam na infância ou, pelo menos, deveriam ter aprendido. Jogue o lixo no lixo, respeite o espaço do outro, cumprimente as pessoas, diga sempre as palavrinhas mágicas (por favor, obrigada, com licença e desculpa). Essas atitudes devem ser incorporadas à vida, assim como comer e dormir. São ações esperadas de quem vive em sociedade. Cidadania é a palavra-chave para garantir o bem-estar de todos.

"A educação mostra de que forma podemos nos colocar no lugar dos outros e tomarmos atitudes que colaborem com um bom convívio", afirma a consultora Ligia Marques. Segundo ela, regras de etiqueta não dizem respeito apenas a como se deve comer tal coisa ou se comportar em uma festa, tratam sobre como agir com o outro. E isso inclui a fase rebelde e conturbada da adolescência.

"Rebeldia faz parte, mas isso não deve ser desculpa para a má educação. É preciso entender que o jeito de se comportar conta muito a vida toda. A diferença está nos pequenos gestos e detalhes", orienta Célia Leão, consultora de etiqueta, que lembra que gentileza é muito importante também na vida profissional. "Se nem mãe merece aguentar seu mau humor, o que dirá seu chefe? Por mais que o dia não esteja bom, é preciso ser civilizado sempre."

Mau humor incomoda bastante, mas há outras situações em que a educação passa longe. Nos últimos tempos o que mais tem se discutido - inclusive na internet - é ouvir som alto no transporte público. Ninguém merece ter de escutar o que o outro curte, independentemente do ritmo. Fone de ouvido serve para isso (num tom que só o dono ouça!). Tem som irritante ao seu lado? Gentilmente, peça para baixar. Essa lição ele não vai esquecer. "Use o bom-senso. Você gostaria de ser incomodado? Coloque-se no lugar do outro. Respeito é bom e todo mundo gosta", enfatiza Ana Maria Santana Martins, consultora de etiqueta empresarial e social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;