Setecidades Titulo
Moradores da Tamarutaca acusam policiais de agressão
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
21/09/2005 | 07:48
Compartilhar notícia


Moradores da favela Tamarutaca, na Vila Guiomar, em Santo André, reclamam que estão sendo vítimas de truculência de policiais militares que sitiam o local desde 28 de agosto, data em que começou a Operação Saturação, comandada pela Tropa de Choque da PM.

Há denúncias de agressões físicas, forjamento de provas, abuso de poder e tortura psicológica, entre outras. Casos semelhantes estariam ocorrendo na favela do Jardim Elba, localizada na zona Leste da capital, divisa com Santo André, onde também é realizada a operação. A Corregedoria da Polícia Militar abriu investigação para apurar as denúncias nos dois locais, pois os mesmos policiais fazem revezamento no patrulhamento.

O desempregado A.O.S., 18 anos, afirma que, na última sexta-feira, foi obrigado a ficar nu, espancado e humilhado dentro do barraco onde mora. "Eles queriam, de qualquer jeito, encontrar drogas comigo. Eram 16h e eu voltava para a favela depois de ir ao médico para visitar meu pai. Primeiro, me revistaram no meio da rua. Depois, me jogaram dentro do meu barraco e fizeram com que eu tirasse toda a roupa. Foi muito humilhante", revoltou-se o desempregado.

Mesmo nu, me deram socos e pontapés. Revistaram todo o meu barraco e não encontraram nenhuma droga. Colocaram um facão no meu rosto e me ameaçaram de morte. Só então foram embora", disse S..

O aposentado por deficiência física R.T., 20 anos, com problemas em um dos braços, denuncia que foi forçado a assumir um porte de drogas em um boletim de ocorrência por pressão dos PMs.

"Na quarta-feira da semana passada, depois de comprar pão numa padaria, os PMs me revistaram todo e não encontraram nada. De repente, um deles contou que achou uma trouxinha de maconha comigo. Foi uma mentira deslavada. Jogaram os pães no chão, me algemaram e levaram até o 4º DP. Um advogado me aconselhou que era melhor assumir o B.O. do que brigar com os PMs", afirmou o aposentado.

"Um dia depois do início da operação, os PMs invadiram minha casa à procura de armas. Disseram que tinham uma denúncia. Reviraram toda a minha residência e tentaram aliciar meu filho de 6 anos, dizendo para ele contar onde estavam as armas. Foram muito brutos e covardes", disse a dona-de-casa A.P.P., 21 anos.

O coronel Jorge Luís Alves, do setor de Comunicação da PM, afirmou que, até agora, a Corregedoria da PM recebeu denúncias apenas do Jardim Elba. "As investigações de abuso policial se estenderão à Tamarutaca, pois são os mesmos PMs que atuam nos dois locais", afirmou.

Segundo o coronel, o comando da PM considera de boa qualidade o trabalho feito até hoje na Operação Saturação. "Conseguimos sufocar o tráfico de drogas nos dois locais. Prendemos 61 pessoas, entre 14 foragidas e 20 em casos de tráfico. Os maus policiais serão afastados", disse o coronel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;