Cultura & Lazer Titulo
Ritos de passagem
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
25/09/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


O Centro Cultural São Paulo abre terça-feira, a partir das 16h, a V Mostra de Cinema e Religião. Este ano, o tema é Ritos de Passagem: Nascer, Viver e Morrer. Além da exibição gratuita de cerca de 40 curtas e longas-metragens de diversas partes do mundo, haverá palestras sobre as tradições islâmica e judaica, sob mediação do curador César Augusto Sartorelli. A programação vai até 7 de outubro.

Terça-feira, em diferentes horários, serão exibidos os documentários brasileiros Dança das Cabaças – Exu no Brasil, Severa Romana, Memória Poética – São Francisco Xavier e Vá Indo que Eu Já Vou. A produção nacional inédita Le Totém Étranglée (1988), de 17 minutos, mostra os sons que remetem ao fenômeno da glossolalia, em que as pessoas em transe religioso falam em línguas desconhecidas.

Os dramas estrangeiros Dia de Decisão (Irã) e Diário da Chuva Fina (Japão) também serão exibidos terça-feira. O japonês, produzido em 1988, conta a história de um casal que se conheceu durante um funeral e se reencontra após 20 anos.

Já o iraniano, exibido na Mostra Internacional de Cinema do ano passado, conta a história do prisioneiro Mansour, que espera o dia de sua execução. Como a lei local exige que a família da vítima esteja presente nos últimos momentos do condenado, sua morte é sempre adiada, já que os familiares do homem que matou têm faltado às execuções.

Debates – Quarta-feira, às 20h, será realizado o primeiro debate da mostra, antes da exibição do iraniano Filho de Maria. O especialista em religião e cultura islâmicas, sheik Armando, comanda o bate-papo sobre os ritos de passagem dessa fé.

A próxima discussão ocorre no dia 3, no mesmo horário. O assunto é o mesmo, mas sob a ótica da cultura judaica. O rabino Alexandre Leone, doutorando em Cultura Judaica pela USP, fala sobre o assunto. Em seguida será exibido o filme israelense Aliança – A Mulher, Deus e Tudo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;