Internacional Titulo
Premiê francês ameaça quem celebrar casamentos gays
Da AFP
02/06/2004 | 14:50
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da França, Jean Pierre Raffarin, reafirmou nesta quarta-feira sua condenação ao casamento entre pessoas de mesmo sexo no país. A declaração é uma resposta ao prefeito de Begles, Noel Mamere, que pretende casar dois homens em sua cidade no próximo sábado.

"O Código Civil não permite o matrimônio entre duas pessoas do mesmo sexo. Portanto, se algo semelhante acontecer, não poderemos falar de casamento, e sim de um ato ilegal, nulo por direito e sem efeitos", afirmou o Raffarin.

Mamere, que além de prefeito de Begles é deputado pelo Partido Verde, declarou que irá até o final na sua intenção de celebrar o casamento civil entre Stephane Chapin e Bertrand Charpentier.

Segundo Mamere, a lei francesa é vaga e não impede os matrimônios de pessoas do mesmo sexo, apenas especificando a idade mínima necessária para o casamento. "Minha resposta é clara, líquida e precisa: qualquer político que não respeitar a lei neste contexto e que não respeitar o código civil se expõe a punições previstas pela lei", ameaçou o primeiro-ministro.

De acordo com uma pesquisa recente, quase 60% dos franceses são favoráveis ao casamento entre homossexuais. O procurador da República proibiu Mamere de celebrar o matrimônio e o ministro da Justiça da França, Dominique Perben, o lembrou de que o código civil afirma textualmente em união entre marido e mulher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;