Internacional Titulo
Ônibus espacial Discovery pousa na Califórnia
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/08/2005 | 11:41
Compartilhar notícia


O ônibus espacial Discovery pousou nesta terça-feira às 4h12 locais (9h12 em Brasília) na Base Edwards da Força Aérea na Califórnia, sudoeste dos Estados Unidos, encerrando uma missão bem-sucedida de 14 dias no espaço. Havia expectativa para o retorno da nave diante do acidente com o Columbia, no início de 2003 — a nave explodiu durante a reentrada na atmosfera, matando os sete tripulantes.

O retorno do Discovery à Terra teve de ser adiado por três vezes por causa das más condições climáticas no Cabo Canaveral (Flórida), onde fica o Centro Espacial Kennedy. Por fim, a Nasa — a agência espacial americana — decidiu transferir o pouso para a Califórnia.

A reentrada na atmosfera, fase crítica do vôo, se desenvolveu de maneira perfeita. Temia-se complicações durante a aterrissagem pelo fato de a capa isolante térmica do Discovery ter sofrido um dano semelhante ao que provocou a destruição do Columbia.

A missão do Discovery foi a primeira de um ônibus espacial desde que a Nasa suspendeu os vôos do programa após a explosão do Columbia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;