Economia Titulo
Cai o faturamento do comério do Rio
Por Da Agência Brasil
20/05/2003 | 14:22
Compartilhar notícia


O faturamento do comércio na região metropolitana do Rio de Janeiro apresentou em abril uma queda estimada em 10,13%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Fecomércio-RJ.

O diretor do Instituto, Luiz Roberto Cunha, atribuiu esse resultado ao aumento do custo dos produtos de subsistência, que reduziu o poder de compra do consumidor, e ao grande número de feriados em abril.

Ele também apontou os juros como explicação para a queda no faturamento. “O resultado espelha as dificuldadades por que passam os consumidores. Não podemos esquecer a diferença entre as taxas de juros. Em abril do ano passado, a Selic estava em 18,5%, contra 26,5% em abril deste ano”, disse o economista.

Os ramos que apresentaram as maiores quedas de faturamento em abril foram veículos (-25%) e joalheria (-24,64%). Os setores de farmácia, com 2,03%, e supermercados (1,82%) foram os únicos a apresentarem aumento de receita em relação a abril de 2002.

A pesquisa do Instituto Fecomércio-Rj abrange 850 estabelecimentos de 18 ramos de atividade comercial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;