Cena Política Titulo
Fabrício torce por PEC que reduz verba
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/09/2021 | 00:31
Compartilhar notícia


Com gestão polêmica, o secretário de Educação de São Caetano, Fabrício Coutinho, compartilhou reportagem que destaca o processo de votação, no Senado, de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite investimento em educação inferior aos 25% da receita corrente – percentual definido pela Carta Magna. No domingo, este Diário mostrou que a administração do prefeito interino Tite Campanella (Cidadania) foi alertada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) sobre a insuficiência de aporte no setor e que o assunto causou estremecimento interno. O compartilhamento da notícia foi identificado por educadores como defesa de Fabrício para a redução da transferência de recursos para a área e um salvo-conduto para encerrar o ano descumprindo o item constitucional. O Senado aprovou o texto, que segue para a Câmara.

Desculpas
O vereador Sargento Simões (Podemos), de Mauá, pediu formalmente desculpa aos parlamentares. Antes de começar a sessão de ontem, foi a cada um dos políticos para se desculpar pelas falas ditas na semana passada, postura reforçada na tribuna, no início dos trabalhos. Na semana passada, durante a discussão de seu pedido de impeachment contra o prefeito Marcelo Oliveira (PT) – derrubado sem sustos no plenário –, Simões disse que a avaliação da conduta do petista não iria avançar porque os vereadores tinham se vendido para o governo. A declaração caiu mal no Legislativo e estava começando a crescer movimento para enquadrar Simões, inclusive reativando o debate sobre o conselho de ética local.

Pai de filho bonito
Novamente o ex-prefeito de Ribeirão Pires e atual secretário de Administração de São Bernardo, Adler Kiko Teixeira (PSDB), veio a público para dizer que a transferência de R$ 16 milhões para conclusão das obras do Hospital de Santa Luzia teve início em sua gestão. Ele publicou fotos de agenda com o governador João Doria (PSDB) e a deputada estadual Carla Morando (PSDB), no qual o assunto foi tratado.

Ouvidoria de Santo André
Atual ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim foi reconduzido ao cargo em eleição realizada ontem à noite. Ele recebeu aval de 15 das 17 entidades da cidade que votaram – somente o grupo de movimentos sociais se absteve e um apoiou David Teixeira. Martim era vice-ouvidor de Oswana Fameli, ex-vice-prefeita de Santo André e com atuação na educação privada do município.

Encontro – 1
O vereador Julinho Fuzari (DEM), de São Bernardo, se encontrou ontem com o parlamentar Beto Vidoski (PSDB), de São Caetano, para falar sobre a proposta de criação de frente junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para debater a readequação tributária nas cidades da região como forma de impulsionar a economia no pós-pandemia de Covid-19.

Encontro – 2
Depois dessa reunião, Fuzari foi para a Assembleia Legislativa, em um encontro com o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (Patriota), que tem buscado apoio para se candidatar a governador no ano que vem e é um dos líderes do MBL (Movimento Brasil Livre).

Retorno
Depois de alta, a vereadora Suely Nogueira (Podemos) voltou aos trabalhos legislativos em São Caetano. Ela agradeceu o empenho dos médicos no Hospital Maria Braido e as mensagens de apoio.

Título de cidadão
O padre Romeu Leite Izidório, da Igreja Santíssima Virgem, localizada na Avenida Lucas Nogueira Garcez, no Jardim do Mar, em São Bernardo, recebeu título de cidadão são-bernardense das mãos do vereador Netinho Rodrigues (PP), em sessão acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima (PSD). Não são todos políticos da cidade que conseguem se aproximar das lideranças da tradicional igreja. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;