Internacional Titulo
Presidente iraniano presta juramento no parlamento
Por Das Agências
08/08/2001 | 09:05
Compartilhar notícia


O presidente reformista iraniano Mohammad Khatami, 57, reeleito no dia 8 de junho para um segundo mandato de quatro anos, prestou juramento nesta quarta-feira no Parlamento (Majlis).

"Juro diante de Deus e do povo do Irã que vou defender a religião oficial, o regime e a Constituição, que evitarei qualquer despotismo, que apoiarei os direitos do povo e que vou preservar as fronteiras do país", disse, lendo o texto oficial de juramento.

Dirigindo-se depois ao Parlamento, Khatami se manifestou a favor do "estabelecimento de uma democracia religiosa e de reforçar as instituições civis" no Irã, fazendo uma convocação ao "diálogo" à oposição, formada pelos conservadores.

"O estabelecimento da democracia religiosa é uma necessidade inegável e devemos utilizar esta oportunidade para reforçar as instituições civis e rechaçar o ódio e a violência como métodos de luta política", disse.

A cerimônia de posse começou com o hino nacional e versos do Corão, livro sagrado dos muçulmanos, e um discurso do presidente da Câmara, Mehdi Karubi, um aliado político do chefe de Estado.

Os altos dirigentes do regime islâmico e membros do corpo diplomático com sede em Teerã assistiram a cerimônia de posse. Prevista inicialmente para domingo (5), a posse foi adiada por uma decisão do Guia de República, o aiatolá Ali Khamenei, devido a uma crise institucional entre a Justiça e Parlamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;