Setecidades Titulo De volta às atividades
De forma gradual, escolas da região retornam às atividades presenciais a partir de hoje

Retorno está autorizado pelo Estado que permite que unidades públicas e privadas recebam até 100% dos alunos e sigam os protocolos de segurança

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
02/08/2021 | 08:09
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Atualizada em 8h56

Conforme já planejado pelas prefeituras - e autorizado pelo Governo do Estado - desde o mês passado, o retorno gradual dos estudantes às escolas iniciou a partir de hoje. O decreto estadual autorizou que as unidades públicas e privadas recebam até 100% dos alunos, desde que seja mantida a disntância de um metro entre os estudantes. Vale lembrar que cada colégio deve adequar essas restrições da melhor maneira. 

A rede privada está liberada para seguir a determinação do governo do Estado. Em todas as cidades as escolas estaduais estavam em férias até 1º de agosto.

Em Santo André, o segundo semestre da rede municipal foi iniciado em 28 de julho de forma remota e as aulas presenciais estão previstas para retornar a partir desta terça-feira (3). Segundo a Prefeitura, os critérios para o retorno foram estabelecidos em decreto municipal, com a reorganização do novo percentual de alunos em aulas presenciais, bem como a nova programação de dias e horários de aulas. A rede estadual pode seguir o decreto do Estado, que libera até 100% dos alunos.

Ainda na cidade, algumas escolas particulares já retornaram às aulas hoje, como exemplo, na Colégio Campus, na Vila Homero Thon, que recebeu os estudantes nesta segunda-feira, seguindo os protocolos de segurança sanitária. 

DEMAIS CIDADES - Já em São Bernardo o retorno das aulas presenciais com 100% dos alunos nas redes municipal, estadual e particular também acontece a partir de hoje. A medida, publicada no Diário Oficial do Município, entrou em vigor após São Bernardo vacinar mais de 70% da população com pelo menos a primeira dose. Em São Caetano as escolas municipais retornam também amanhã com 50% da capacidade, não sendo obrigatório o retorno presencial e as famílias podem manter os filhos em estudo remoto.

As aulas presenciais nas escolas públicas em Diadema também voltaram hoje, com 25% dos alunos. A Secretaria de Educação do município também inicia o programa Aprender Mais, com foco na melhoria da aprendizagem, em atividades no contraturno. O mesmo acontece em Ribeirão Pires que também planejou o retorno das aulas presenciais na rede pública nesta segunda-feira. Segundo a administração, o retorno acontecerá de forma gradual seguindo protocolos sanitários e de segurança para prevenção ao coronavírus. 

Mauá começou a receber os estudantes desde o dia 27 de julho nas escolas municipais. A ocupação nas salas seguem com apenas 25% da capacidade. 

Segundo o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a rede municipal de ensino da região conta com 645 escolas, 200 mil alunos matriculados e 13 mil professores, além de outros 9 mil profissionais da educação.

 O Diário aguarda informações sobre as aulas em Rio Grande da Serra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;