Setecidades Titulo Facilidade
Ecovias melhora pagamento por aproximação

No Sistema Anchieta-Imigrantes, 8,62% dos usuários fizeram uso do método em junho

Por Daniel Tossato
do Diário do Grande ABC
18/07/2021 | 07:36
Compartilhar notícia
DGABC


A Ecovias, concessionária da do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), aprimorou a tecnologia de pagamento de pedágio por aproximação nas duas praças da rodovia. Com a implementação da modalidade, os condutores que utilizam as estradas poderão realizar o pagamento utilizando débito, crédito e pré-pago e com a utilização de qualquer cartão ou dispositivo com tecnologia NFC (Near Field Communication) em celulares, relógios e pulseiras. A melhora na oferta do serviço se deu a partir de parceria com a Visa e servirá para carros de passeio, veículos de carga ou motocicletas.

A concessionária alega que, com a adoção da tecnologia, o usuário terá mais praticidade, segurança e rapidez no atendimento nos postos de pedágio. A concessionária estipula que a média de atendimento nos guichês poderá ser reduzido de 12 para apenas oito segundos. O modelo de pagamento por aproximação já havia sido implantado na SAI em março do ano passado, mas em espécie de projeto piloto sob fiscalização da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), que autorizou a implementação. A aceitação dos usuários é significativa: na primeira quinzena de junho, por exemplo, 8,62% dos usuários utilizaram do método para pagar o pedágio, crescimento de 13% nos últimos seis meses.

A Ecovias também sustenta outros argumentos para apostar no modelo, como diminuição dos riscos de transmissão da Covid-19, já que há redução de contato físico entre o operador das cabines de pedágio e o motorista. Outro benefício é a redução de circulação de dinheiro em espécie nos guichês.

De acordo com a Ecovias, o sistema é considerado confiável, prático e rápido para efetuar o pagamento das tarifas nas praças de pedágios que, em alguns casos, sem a utilização de senhas, permite pagar valores menores de R$ 200 com dispositivos compatíveis.

Atualmente, os pedágios do SAI custam R$ 30,20. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;