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Benefício para produtos da linha branca alavancou vendas em 35%
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
29/10/2009 | 07:00
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Desde que o governo federal desonerou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da linha branca, as redes de eletrodomésticos ampliaram as vendas do segmento em até 35%. Com o fim do benefício previsto para o dia 31, há temor de que haja retrocesso na comercialização dos itens.

"Não sabemos estimar o percentual da queda que o fim do benefício vai provocar nas vendas do setor, mas é fato que haverá baixa, uma vez que os produtos da linha branca são diretamente relacionados à disponibilidade de crédito. Não são bens de primeira necessidade. Trocar a geladeira não é necessariamente primeiro plano", destaca Edson Rodrigues Pereira, gerente comercial da Coop (Cooperativa de Consumo).

Entre abril e setembro deste ano, a Coop registrou alta de 30% nas vendas de eletrodomésticos, em comparação com o mesmo período do ano passado. O Carrefour contabiliza 35% de incremento no mesmo período.

O grupo Pão de Açúcar, que responde pelas lojas do Extra e Ponto Frio, também registrou alta de 35% na comercialização do segmento de linha branca. "A chegada do fim do ano e a diminuição dos reflexos da crise reforçam a expectativa do grupo de continuar nessa crescente de vendas e superar as metas menos otimistas do mercado", afirma Marcelo Cavaliere Müller, gerente de linha branca e portáteis do eletro do grupo Pão de Açúcar.

O governo federal chegou a comentar possível prorrogação do benefício durante a semana, mas não há fato concreto. Enquanto isso, as redes varejistas apostam em promoções para a última semana com desconto garantido.

No site do Ponto Frio os consumidores têm descontos de até 30% para a compra de lavadoras, fogões e refrigeradores e podem aproveitar promoções com abatimento de até R$ 900, como o fogão GE seis bocas, de R$ 2.999 por R$ 2.099. O Carrefour aposta na facilidade de pagamento e divide as compras em até 18 vezes sem juros até o dia 31.




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