Cultura & Lazer Titulo
'Ocupação' traz maquetes de Regina Silveira
11/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Por "certa aflição com a efemeridade", a artista Regina Silveira constrói, a posteriori, maquetes das obras que ela projetou para espaços e arquiteturas diversas, como diz, tanto no Brasil como no Exterior. Não são objetos que ela utiliza durante o processo de criação de seus sempre impactantes trabalhos site specifics - porque ela os cria depois de terminadas as suas exibições -, mas miniaturas que se transformam em documento ou memória de suas ações. "Fazer maquetes foi sonhar a permanência de obras que desapareciam quase sempre em um par de meses, ou pouco mais", define. É esse dado da produção de Regina Silveira que está na mostra que a artista inaugura hoje para convidados e amanhã para o público no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, São Paulo. 2168-1776).

Convidada a participar do projeto Ocupação do instituto, Regina decidiu apresentar um conjunto de maquetes de trabalhos que realizou entre 2004 e 2007 em espaços diversos, como Irruption, em versões para o Museum of Fine Arts de Houston (Estados Unidos) e para a Bienal de Taipei (Taiwan); Lumen, para o Palácio de Cristal de Madri (Espanha); e Observatório, para a Pinacoteca do Estado, em São Paulo, entre outros. São, todos eles, intervenções em diálogo com a arquitetura dos lugares, feitas no campo caro de criação da artista a partir do "jogo da imagem com a percepção", seja provocando ilusionismo ótico, deformando a perspectiva, manipulando a sombra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;