Política Titulo Mauá
Cotando chapa mista, Oswaldo Dias prova PTB

Partido diz que Ozelito será candidato a prefeito; petista mantém oferta a vice

Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
18/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Após o Diário publicar, na segunda-feira, que o PT de Mauá prepara chapa mista para a eleição majoritária pela primeira vez na história, cotando o vereador Irmão Ozelito (PTB) como vice do projeto de reeleição de Oswaldo Dias (PT), coordenadores da pré-candidatura do petebista a prefeito se apressaram para negar a possibilidade. O chefe do Executivo, no entanto, coloca o PTB à prova e mantém a oferta ao parlamentar caso a militância petista referende a abertura da chapa governista - o vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) é o nome em caso de chapa pura.

Ozelito, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), e o presidente do PTB paulista, deputado estadual Campos Machado, se reuniram às pressas na terça-feira para ensaiar o discurso pela manutenção da pré-candidatura do vereador ao Paço. De forma quase que uníssona, declaram com veemência que o petebista não será vice de ninguém, o que é repetido pelo principal articulador da frente em Mauá, Chiquinho do Zaíra (PTdoB).

"Meu convite ao Ozelito (quando o vereador ingressou no PTB, em setembro) foi para ele ser candidato a prefeito. Não cogito outra hipótese. Esse negócio de vice não existe", esbraveja Campos. "Nossas pesquisas o colocam em situação muito boa, com rejeição quase nula. Então, como vou falar de vice?", reforça.

O mandatário revela que tem mantido conversas com o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias (seu colega de Assembleia), para que o tucanato indique o vice de Ozelito. O partido do governador Geraldo Alckmin é cobiçado também pelo PMDB para compor chapa com Vanessa Damo.

O posicionamento de Campos Machado vai na contramão do sentimento nutrido no próprio PT mauaense. Nos bastidores, comenta-se que o discurso ensaiado é maneira de valorizar a dobrada com Oswaldo e, ao mesmo tempo, acalmar os pré-candidatos a vereador de PTB e PTdoB, irritados com a possível declinada de Ozelito.

Até mesmo o prefeito minimiza as declarações. "Para nós isso não muda. O PTB tenta reafirmar suas candidaturas nas cidades, o que não altera a nossa disposição (em abrir a vice). Então, não descartamos", considera o petista. "Se no encontro de delegados (do PT, dia 27 ou 3) decidirem pela abertura da chapa, o Ozelito é o nome mais adequado", atesta. A aposta é a de que o vereador traga consigo boa parte do voto evangélico - o reduto corresponde a aproximadamente 40% da população de Mauá.

Histórico - Esta não é a primeira vez que Campos Machado, aliado de Alckmin (o petebista foi candidato a vice do tucano na eleição para a prefeitura de São Paulo, em 2008), finca pé contra a possibilidade de composição do PTB com o PT no Grande ABC. Em 2008, o cacique insistiu no lançamento de candidatura própria do partido a prefeito de São Bernardo, primeiro com Frank Aguiar e posteriormente com Tito Costa, e o Cãozinho dos Teclados acabou compondo como vice a chapa vencedora, encabeçada por Luiz Marinho (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;