Memória Titulo
Os 51 anos do jardim da Praça Antonio Flaquer

Em mais um aniversário oficial de Santo André, uma informação e um pedido. A informação (extraída da lápide da foto...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Em mais um aniversário oficial de Santo André, uma informação e um pedido.

A informação (extraída da lápide da foto ladeada por dona Eliza e a jovem Irma, sua filha): o jardim da Praça Antonio Flaquer, no Ipiranguinha, foi inaugurado em 8 de abril de 1959 pelo prefeito Pedro Dell'Antonia. Portanto, o jardim também aniversaria hoje e celebra 51 anos. É um dos mais bonitos da cidade.

O pedido: que a administração pública reconstrua a lápide com as informações históricas, fazendo justiça ao velho prefeito andreense. Do mesmo modo, muito bem faria a administração se observasse outras marcas históricas da cidade que se perderam, em praças, escolas, postos de saúde e outros equipamentos públicos.

SANTOS DO DIA

Edésio (na estampa), Máxima, Perpétuo (eleito bispo de Tours no ano 461) e Valter de Pontoise.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Trabalhadores

Nascem em 8 de abril:

1886 - João Pereira Russo. Natural de Coimbra, Portugal. Associado nº 1026 do Sindicato dos Químicos. Forneiro da Fundição Juquiá. Residência: Ribeirão Pires.

1899 - José Gonzalez. Natural de Cravinhos. Associado nº 90 do Sindicato dos Químicos. Servente da empresa Sociedade de Produtos Agrícolas e Industriais. Residente à Rua Uruguaiana, 385, em Santo André.

Fonte - 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

A greve dos 41 dias- 8º dia

Terça-feira, 8 de abril de 1980. Sindicalistas analisam o andamento da greve. João Lins Pereira, de São Caetano, demonstra pessimismo. Diz que 50% dos trabalhadores da sua base tinham retornado ao trabalho.

EM 8 DE ABRIL DE...

1870 - Brasil e Paraguai assinam tratado de paz.

1970 - Com uma cascata de fogos que tem como palco o Paço Municipal, Santo André celebra mais um aniversário.

CAPITAL BRASILEIRA

Cuiabá, fundada em 1727.

HOJE

Dia Mundial da Luta contra o Câncer, Dia do Profissional de Marketing e Dia da Natação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 8 de abril de 1980

Manchete - Estados Unidos rompem relações com Irã

Campanha salarial - Greve terminará logo, prevê Macedo (Murilo, ministro do Trabalho); Câmara Municipal de Diadema solidariza-se com metalúrgicos.

Santo André - A cidade celebra aniversário: 427 anos, em alusão à vila de João Ramalho. Desfile é marcado para a Avenida Dom Pedro II. Prefeitura inaugura sede das patrulheiras mirins.

Suplemento - Diário lança suplemento especial de 40 páginas alusivo ao aniversário de Santo André. Destaques da capa: Do tempo dos Flaquer e dos Cardoso Franco (memória) e As 24 horas na vida da cidade (atualidade).

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Santo André. São duas cidades e duas histórias. O município atual nasce como estação ferroviária, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A celebração do 8 de abril, em alusão à antiga cidade, começa em 1953, seguindo-se até os dias atuais.

Amparo. Capela de Nossa Senhora do Amparo é oficializada em 8 de abril de 1829. O município surge em 1857, separando-se de Bragança Paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;