Setecidades Titulo
História da vencedora do ‘Desafio’ é digna de prêmio
Por João Guimarães
Do Diário do Grande ABC
04/11/2007 | 07:32
Compartilhar notícia


Quatro dias depois de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade Imes, a estudante de Mauá, Ágata Cruz Cardoso, ainda está rindo à toa.

Não é para menos. Além do prêmio, ela afirma que é maravilhoso ter seu rosto estampado no jornal e o reconhecimento das pessoas nas ruas. “Gente que eu nem conheço vem falar comigo. Perguntam até que curso vou fazer.”

Dez minutos de conversa com a jovem de 17 anos bastam para ver que a vitória foi merecida. A mãe, Jacira Cruz Cardoso, é costureira. O pai, Isac Cardoso, vigilante. A renda mensal da família gira em torno de R$ 800. Os três moram em uma casa alugada no Jardim Pilar, em Mauá. “Não teríamos como pagar uma faculdade para ela”, disse a mãe.

O maior merecimento foi o seu gosto pelos estudos. Na parede de seu quarto, Ágata ostenta diversos certificados de bons resultados na EE Therezinha Sartori, onde completa o ensino médio neste ano.

A paixão pelos livros é nítida. Entre os escritores prediletos estão Meg Cabot, autora do Diário de uma Princesa, e sua xará Agatha Christie. “Adoro ler em inglês”, afirmou.

Problemas - A redação de Ágata descrevia uma rua imaginária. “Neste lugar, tinha um relógio que representava a hora da mudança”, explicou. “Era uma rua com escolas, sem camelôs e sem lixo no chão.”

Politizada, Ágata aponta as características de sua cidade. Entre os pontos negativos está a biblioteca no Centro, que nunca fica pronta. “Mas também existe o lado bom. Eu gosto dos eventos culturais.”

Antes indecisa, Ágata já decidiu o curso que deseja fazer na Imes. “Vou prestar vestibular para farmácia”, afirmou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;