Política Titulo
Volpi toma posse na quarta-feira no Consórcio
Júlia Silva
Especial para o Diário
01/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), assumirá na quarta-feira a presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O prefeito de Diadema, Mario Reali (PT), continua no cargo de vice-presidente.

Volpi foi escolhido por consenso e unanimidade para ocupar o cargo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), e será o primeiro a ocupar o cargo no formato do contrato de consórcio público. O nome de Volpi para comandar o órgão já vinha sendo articulada no fim do ano pelos prefeitos não-petistas: Auricchio, Aidan Ravin (PTB-Santo André), Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra), além de Volpi.

Entre as prioridades da atuação do Consórcio em 2010 estão ações regionais para diminuir os efeitos das chuvas nos municípios do Grande ABC. Volpi afirmou que para solucionar o problema seria necessária a desapropriação de áreas para a criação de novos piscinões. Porém, o Consórcio esbarra na escassez de terrenos e nos altos custos.

De acordo com Volpi, caso a cidade não disponha dos recursos necessários, há entendimento de se cobrar do Estado o custo dessas desapropriações.

O novo modelo de Consócio permite que a entidade firme convênios de cooperação conjunta e termos para prestação de serviços. Com isso, o órgão será capaz de realizar licitações, contratar funcionários e contrair empréstimos com os governos federal e estadual.

A primeira reunião ordinária da entidade, já com Volpi como presidente, será no dia 8. Entre os temas está o estudo da entrada da Capital no órgão. Com São Paulo, o colegiado contaria com oito representantes: além dos sete prefeitos da região, entraria o comandante da Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

Recentemente, a secretária-executiva do órgão, Eliana Bernardo da Silva, afirmou que a entrada da Capital no Consórcio seria importante, especialmente pelo lado político, e porque abriria diversas portas. A parceria agilizaria ações contra as enchentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;