Nacional Titulo
Caso Tim Lopes: secretário aponta erros no inquérito
Do Diário OnLine
08/08/2002 | 10:05
Compartilhar notícia


O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Aguiar, apontou, nesta quinta-feira, em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, as falhas da apuração da morte do jornalista Tim Lopes. Os "erros" levaram a governadora Benedita da Silva a pedir a reabertura do inquérito, além de exonerar o delegado Sérgio Falante (22ª DP do Rio, na Penha), responsável pelas investigações, e afastar o investigador Daniel Gomes, um dos autores do inquérito encaminhado para a 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro nesta quarta-feira.

Segundo Aguiar, houve duas falhas técnicas: o investigador não poderia ter colocado sua opinião no inquérito e do delegado precisava ter consultado a chefia de polícia sobre os resultados, visto que se trata de uma caso de repercussão internacional. "As delegacias são autônomas e às vezes ocorrem este tipo de erro. Mas nós estamos tentando corrigir isso", declarou o secretário.

O inquérito acusa nove pessoas, o traficante Elias Pereira da Silva (Elias Maluco) e oito supostos membros de sua quadrilha, pelo assassinato de Tim Lopes. Trechos do documento exibido nesta quarta no Jornal Nacional dão conta de que "o repórter foi o responsável pela própria morte". Os fragmentos exibidos pela Globo afirmam que Tim Lopes "se colocou muito perto do perigo, não vislumbrando a diferença da emoção para a razão". Ele teria feito isso para conquistar prestígio e fama com mais uma matéria sobre o poderio do narcotráfico.

O jornalista foi executado em 2 de junho deste ano, ao tentar coletar imagens de um baile funk no Complexo do Alemão (que seria dominando por Elias Maluco) para uma matéria sobre o recrutamento de jovens por traficantes.

Ainda na entrevista desta quinta, Roberto Aguiar disse que a prisão de Elias Maluco é uma questão de tempo. "Isso agora é uma obsessão para a polícia". Ele também defendeu a atitude da governadora Benedita, afirmado que "ela quer restaurar a autoridade do Estado frente ao crime organizado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;