Memória Titulo
E a Itália convoca este jovem de Ribeirão Pires

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918.

* * *

Giovanni Gallo, de Ribeirão Pires, é um dos exemplos de imigrantes italianos que retornaram ao seu País para servir o Exército. Walter Gallo, neto de Giovanni, guarda a certidão de reservista do avô, hoje reproduzido em Memória.

Os dados do documento revelam a data de nascimento de Giovanni Gallo: 8 de março de 1862, filho de Andrea (André) Gallo e de Maria Bonafé. Pelo Exército Italiano estava inscrito no Distrito Militar de Padova, em plena Primeira Guerra Mundial, conflito deflagrado em 1914 - há 90 anos, portanto.

(Reparem na data do certificado: 29 de julho de 1914, um dia após o início da guerra).

Giovanni Gallo retornou ao Brasil e a Ribeirão Pires após servir o Exército italiano e já no fim da guerra pôde assistir ao casamento do filho Romeu Gallo. Giovanni era irmão do Capitão José Gallo, que dá nome a uma das primeiras vias centrais de Ribeirão Pires. Viveu o restante da vida em Ribeirão Pires, falecendo em 1952.

ROMEU & ANGELA

Do seu acervo, Walter Gallo nos repassa o retrato dos pais: Romeu Gallo, casado com Ângela Luzia Perico. Um retrato de 1918.

A noiva não veste o tradicional vestido branco, pois estava de luto pela morte de uma das tias de Walter Gallo, Maximina, casada com Eugênio Gallo, irmão do noivo Romeu Gallo. A jovem Maximina faleceu vitimada pela epidemia da gripe espanhola, que em 1918 dizimou milhares de pessoas no mundo todo.

A foto era para ser tirada no dia do casamento, mas não havia fotógrafos em Ribeirão Pires. Era costume, antes ou depois do casamento, que os noivos seguissem a São Paulo para essa foto familiar histórica.

OS GALLO

A família Gallo - Andréa Gallo, sua mulher Maria e seis filhos - chegou ao Brasil em 1889. Antes de mudar pela o Núcleo Colonial de Ribeirão Pires a família residiu em São Paulo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 8 de julho de 1979

Manchete - Governo brasileiro atento aos perigos da queda do Skylab, um laboratório espacial americano de retorno à Terra. O aparelho estava programado para desintegrar-se quando atingisse a atmosfera, mas ninguém sabia direito onde iria cair.

Trabalho - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) da Mercedes-Benz celebram 20 anos de atuação.

Sindicalismo - Sindicatos debatem a anulação da nova CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Santo André - Não conclusão do Viaduto 18 do Forte influencia morosidade no trânsito central e no 2º Subdistrito de Utinga.

Especial - Jornalista Cloves Geraldo focaliza o ar puro e castigos do frio no Sítio Quilombo, a 45 quilômetros do Centro de Santo André e adiante de Paranapiacaba, em plena Serra do Mar.

EM 8 DE JULHO DE...

1911 - Com o nome de Clube Atlético Internacional de Ribeirão Pires é fundado o Ribeirão Pires Futebol Clube, que comemora sua fundação em 14 de julho.

1929 - Motoristas de carros de passageiros e de carros de carga com ponto na Estação de São Caetano organizam dois times e disputam partida de futebol amistosa em plena segunda-feira. Os times receberam os nomes de Tira Teima e Arranca Toco. Venceu o primeiro, por 1 a 0. Na arbitragem, o craque do São Caetano Esporte Clube, José de Moura. Depois do jogo houve banquete na Pensão Italiana.

1969 - Aços Villares, de São Caetano, inaugura as novas instalações para desgaseificação e refino de aços sob vácuo.

1969 - Assaltada a agência do Banco do Brasil em Utinga.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

A manhã recolhe cacos de estrelas e restos de luar e a noite apaga os vestígios do sol. E como é manhã, melhor é colher raios de sol, iluminar o caminho e percorrer as alamedas da vida. Há muitas flores, melodias, belezas. Aproveite o dia, viva as maravilhas do universo.

HOJE

Dia do Padeiro e Panificador. Dia do Esporte Amador. Dia da Cultura e da Ciência.

SANTOS DO DIA

Adriano III, Procópio e Raimundo de Tolosa. E do casal Áquila e Priscila, contemporâneos de Paulo em Corinto, na Grécia Antiga.

ALMANAQUE

Daniel Perrella

Nascimento: São Caetano, 8 de julho de 1923.

Vereador: 1948 e 1951.

Partido: PDC e PSP.

Falecimento: São Caetano, abril de 1984.

Um dos representantes de São Caetano na Câmara Municipal de Santo André. Descendente de antiga família de imigrantes italianos locais. Atuou como fiscal de obras na prefeitura e exerceu a vereança também em São Caetano (1977-1983).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;