Palavra do Leitor Titulo
Artigo

Se o ano de 2012 foi promissor para uma das regiões mais importantes do Estado de São...

Por Dgabc
12/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Grande ABC: enorme potencial

Se o ano de 2012 foi promissor para uma das regiões mais importantes do Estado de São Paulo, os próximos apresentam tendências ainda mais positivas. O desemprego caiu e a região apresentou crescimento na casa de dois dígitos. Mas para que as empresas aproveitem a onda de otimismo, é preciso que estejam preparadas para isso. Portanto, torna-se crucial a reavaliação dos modelos de gestão.

O Grande ABC exibe grande variedade de cadeias produtivas, com crescente participação das atividades do setor de serviços e vasta rede de comércio varejista. São indústrias pertencentes aos mais diversos segmentos, como bens de consumo, automotivo, logística e petroquímico.

Em 2012, as 67 mil pequenas e médias empresas de serviços, comércio e indústria de transformação do Grande ABC faturaram 10,2% a mais em relação ao ano anterior. Este foi o segundo melhor resultado do Estado, conforme pesquisa divulgada pelo Sebrae publicada no dia 20. O crescimento demonstrado ficou bem acima do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que registrou incremento de 0,9% no ano passado.

Para o ano de 2013, os economistas projetam que o PIB do Brasil deve crescer na ordem de 3,2% e, para 2014, 3,6%. Portanto, não seria otimista demais acreditar na continuidade do desenvolvimento da região e, desta forma, torna-se essencial que empresários avaliem se sua organização está preparada para fazer frente ao bom momento da economia.

O desafio agora é olhar para ‘dentro' das empresas e avaliar seu modelo de gestão. Será que estão preparadas para manter esse ritmo de crescimento? A tecnologia utilizada dá sustentação para ter sistema de informação confiável para o processo decisório? Os processos estão desenhados de modo a ter a máxima produtividade? Os profissionais estão qualificados para inovarem com soluções ou melhorias dos processos existentes?

Os líderes têm papel representativo na condução das equipes, inspirando-as a se engajarem nos objetivos de negócios. O grande problema é que temos tendência a olhar para dentro somente quando estamos com problemas e não de forma preventiva, buscando as melhores práticas para que possamos ter resultado melhor ainda! Fazer esse exercício pode significar aproveitar o momento ou ser engolido por empresas de outras regiões.

Susana Falchi é administradora de empresas com MBA em RH pela FEA/USP.

Palavra do Leitor

São Caetano

São Caetano acaba de receber emenda do deputado federal Paulo Freire, de Campinas, no valor de R$ 2 milhões, destinada à pavimentação de vias públicas. É público e notório que os cofres da Prefeitura não estão nada bem, porém se tem área que a cidade não precisa mexer no momento, essa é a de pavimentação, pois o ex-prefeito já recapeou todas as vias da cidade. Desde já, é bom os munícipes ficarem de olho para ver quais são as verdadeiras obras que receberão tais recursos.

Valter Donizeti Melo

São Caetano

Caso Bruno

O goleiro Bruno deve ir para o regime semiaberto em menos de três anos, diz advogado. O que na verdade me deixa muito, mas muito mesmo, indignada não é o tempo de pena, muito menos quanto tempo ficará preso. O que me causa repulsa é ter a certeza de que a lei privilegia alguns. Se esse moço fosse pai de família em sua simplicidade, que em momento de desespero, por não ter o dinheiro da pensão, matasse a mãe da criança, seria de fato condenado e teria de cumprir toda a pena em regime fechado. Infelizmente, em nosso País, você vale pelo que tem ou por quem é. E pior, esse goleiro, ao ir para o semiaberto, será contratado por algum time e haverá pessoas que serão seus fãs. Tudo isso não é realmente um devaneio de alguns juízes ‘honestos

Rosângela Caris

Mauá

Icab

Senhor Joanir da Silva Neves, bispo da Icab (Igreja Católica Brasileira), quem és tu para julgar a Igreja Católica Apostólica Romana? ‘Antes de olhar o cisco nos olhos de outro, tire a trave dos seus!

Carlos A.Varhidy

Santo André

Rua Paraúna

Moro na Rua Paraúna, no Parque João Ramalho, em Santo André, e estamos há quase três meses no escuro! O tão criticado e malhado Aidan nunca deixou isso acontecer por mais de dois dias. Sempre que se reclamava, quase em seguida tudo era normalizado. Tenho dúvidas se até o Natal teremos ‘alguma luz'. Acho interessante é que não se vê ninguém preocupado em tentar ajudar a solucionar o problema. É sempre divulgado que a culpa de tudo é do ex-prefeito. Até quando? Infelizmente, ainda muita coisa irá ocorrer nesses quatro anos que mal se iniciaram e, provavelmente, ao invés de solução, será sempre apontado ‘o culpado'. Eternamente!

José Inocêncio Ferreira Peres

Santo André

Alfarrábios

Como um jornal conceituado como este Diário autoriza a um novo colunista (editor-chefe) falar mal de seu antecessor, no caso, Paulo Coelho (Cultura & Lazer, dia 24)? Além disso, ainda colocou orelhas de burro em um dos maiores escritores do mundo, e a culpa da inspiração e pela deselegância em José Lins do Rego, morto em 1957. Por acaso Evaldo Novelini, o novo colunista, também quer entrar para a história, tal como fez José Lins do Rego, atacando antecessor? Segundo ele, até as sandálias Havaianas são mais famosas que Paulo Coelho. Não se comparam os textos de Paulo Coelho com o desse colunista. Desnecessário. Lamentável!

Rosemeire Kern

Santo André

Culpa de quem?

Inclusão Digital e Luz Para Todos, o que esses dois programas de governo têm em comum? Ambos consomem milhões de reais da sociedade, são divulgados à exaustão em peças publicitárias, também pagas com nossos impostos, e quase nunca são colocados em prática conforme preconizavam seus responsáveis. Em Bauru, o Programa Inclusão Digital tem mais de 500 computadores parados há quase dois anos nos galpões da prefeitura. A administração alega que o programa ainda não foi implantado por culpa do governo federal. No Brasil após quase dez anos da implantação do Programa Luz para (quase) Todos, ainda temos mais de 1 milhão de residências às escuras, segundo dados da Aneel e distribuidoras de energia do País. Falta vergonha na cara, fiscalização e honestidade de princípios a nossos governantes.

Rafael Moia Filho

Bauru (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;