Economia Titulo
Sony reorganiza estrutura e inicia sucessao de presidente
Por Do Diário do Grande ABC
08/05/2000 | 14:08
Compartilhar notícia


O grupo eletrônico japonês Sony nomeou, nesta segunda-feira, um triunvirato para iniciar o processo de sucessao de seu atual presidente, Nobuyuki Idei, que deverá ser substituído por Kunitake Ando, um dos promotores do avanço do número um mundial do setor.

Idei, 62 anos, verdadeiro líder da Sony desde 1995, disse nesta segunda-feira que, a partir do final de junho, exercerá os cargos de presidente e de diretor geral, anunciou a empresa, em um comunicado. Ando, que atualmente é adjunto de Ideai, será o diretor-geral operacional, encarregado da administraçao diária.

O terceiro homem-chave será Teruhisa Tokunaka, 54 anos, diretor geral adjunto e responsável financeiro do grupo, que continuará em suas funçoes. A decisao foi tomada nesta segunda-feira durante um conselho de administraçao extraordinário e será adotado pelo conselho de 29 de junho.

``A Sony será administrada por três dirigentes', precisou o grupo em um comunicado. O atual presidente do Conselho, Norio Ohga, 70 anos, nao representará mais o grupo, mas continuará presidindo o conselho de administraçao e ``intervindo na gestao de Sony', precisou o porta-voz.

O grupo eletrônico explicou que as mudanças anunciadas nesta segunda-feira pretendem ``otimizar a gestao do grupo e acelerar o processo de reforma de sua organizaçao. O trabalho atribuído ao diretor gal de dirigir tanto o grupo quanto as atividades eletrônicas é bastante pesado', reconheceu Idei perante a imprensa.

O homem forte do grupo se dedicará a partir de agora às ``decisoes estratégicas, em concreto às de desenvolvimento do comércio eletrônico', assinalou um porta-voz.

A gestao das atividades eletrônicas destinadas ao público, que representam mais de dois terços do faturamento da firma, ficará sob a responsabilidade de Ando, auxiliado por Tokunaka, especialmente encarrgado das questoes financeiras. Ando precisou sua intençao de reforçar as redes eletrônicas, prioridade do grupo, e também o console de videogame PlayStation.

Para os analistas, a reorganizaçao da Sony pretende reforçar a estrutura de sua direçao, instaurada por Idei, e afirmar o posto de Ando na primeira linha. ``Nenhuma destas mudanças questionam a preeminência de Idei', opinou Kazuharu Miura, analista do Instituto de Pesquisas Daiwa. ``Mas mostram claramente que Ando, que lançou o grupo no caminho das novas tecnologias da informaçao, será o futuro número um da Sony', acrescentou.

Nascido em Tóquio, em 1942, Ando desenvolveu toda sua carreira profissional na Sony, onde entrou em 1969. Desde 1994 esteve encarregado da supervisao das tecnologias da informaçao, um setor no qual a Sony ficou abaixo de seus principais competidores.

O grupo eletrônico anunciou, em abril passado, uma queda de 31,9% de seu rendimento anual líquido, que passou para 121,8 bilhoes de ienes (US$ 1,2 bilhao). Segundo a Sony, essa baixa aconteceu por uma valorizaçao do iene e pelos custos de lançamento do PlayStation 2. O faturamento caiu 1,7%, a 6.686,7 bilhoes de ienes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;