Política Titulo
Diário divulga na terça nova pesquisa do 2º turno
Da Redaçao
21/10/2000 | 20:52
Compartilhar notícia


   Na próxima terça-feira, dia 24, será divulgada a segunda pesquisa A. Franceschini Análises de Mercado/Diário sobre as intençoes de votos no segundo turno das eleiçoes municipais de Mauá e Diadema, únicas cidades do Grande ABC que ainda nao definiram seus prefeitos.

Durante a última semana os quatro candidatos reforçaram suas campanhas com comícios e reunioes com apoiadores e esquentaram os ânimos nos debates organizados pelo telejornal SPTV Primeira Ediçao da Rede Globo. O cenário eleitoral da regiao teve direito até a greve de fome do atual prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB) (interrompida neste sábado), em protesto contra os resultados do primeiro turno. Ele pede que a Justiça Eleitoral verifique as urnas eletrônicas, alegando fraude eleitoral.

Os candidatos à Prefeitura de Diadema, José Augusto da Silva Ramos (PPS) e José de Filippi Jr. (PT), fizeram um debate marcado por troca de acusaçoes e críticas sobre as açoes que ambos tiveram no passado e as atuais. Ambos já ocuparam a cadeira de prefeito da cidade nos períodos de 1989 a 1992 (José Augusto) e de 1993 a 1996 (Filippi).

O socialista disse que "é simples e veio de família humilde" enquanto seu adversário "veio de família rica e foi um mau gerente". O petista se defendeu relembrando a condenaçao de José Augusto por má-fé por tê-lo processado pelo comprometimento do repasse do ICMS (Imposto Sobre Circulaçao de Mercadorias e Serviços) para pagamento de uma dívida de R$ 9 milhoes feita pelo Ipred (Instituto de Previdência de Diadema).

Os candidatos à Prefeitura de Mauá, Oswaldo Dias (PT) e Leonel Damo (PSDB), nao fizeram diferente. O debate entre eles foi tenso e sem se aprofundar nas principais questoes importantes para a cidade.

A nova pesquisa irá mostrar quais foram os efeitos dessas atividades. No primeiro levantamento, feito em 11 de outubro nas duas cidades, foram coletamunícipes s que pôde ser extrapolada para toda a populaçao. Na ocasiao o novo prefeito de Mauá poderia ser definido com o equivalente a uma diferença de apenas um voto. Dias e Damo empataram tecnicamente na intençao de votos com 47,17% e 47,33%, respectivamente.

Em Diadema, Filippi conquistou a liderança com uma vantagem expressiva de 54,75%, ante os 36,13% de José Augusto.

As margens de erro da primeira pesquisa para o segundo turno foram de 3,5 pontos percentuais em Diadema e de 4 pontos percentuais em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;