Internacional Titulo
EUA teriam vídeo em que Bin Laden assume autoria de ataques
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/12/2001 | 18:15
Compartilhar notícia


Um vídeo encontrado em Jalalabad implicaria o terrorista Osama Bin Laden nos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, segundo altos funcionários norte-americanos citados neste domingo pelo jornal Washington Post.

A gravação encontrada durante uma batida em uma residência de Jalalabad (Leste do Afeganistão) mostra Bin Laden dizendo que os destroços provocados em torno do World Trade Center de Nova York, alvo dos atentados, eram muito maiores que o previsto, segundo as mesmas fontes.

Bin Laden dá graças a Alá pelo sucesso ainda maior do que esperava e utiliza expressões que provam que conhecia os planos para os atentados. "É claro que Bin Laden não somente sabia antecipadamente (dos atentados de 11 de setembro), como o vídeo prova que foi o responsável pelo planejamento", declarou ao jornal uma autoridade que leu a transcrição da gravação.

Na gravação amadora de 40 minutos, Bin Laden afirma que estava jantando quando recebeu a primeira informação do avião que bateu contra a torre do WTC e então diz que mais ainda estava por vir.

O Washington Post precisa que as autoridades norte-americanas estão convencidas da autenticidade da gravação, principalmente depois que foi analisada por peritos.

O vice-presidente americano, Dick Cheney, confirmou à rede NBC a existência da fita e disse que já teve acesso a ela. Segundo ele, a gravação deixa clara a responsabilidade de Bin Laden sobre os atentados.

Autoridades governamentais americanas estão discutindo agora se irão divulgar ou não a gravação e esperam que ela ponha fim as acusações de alguns países muçulmanos que dizem que o governo de Washington acusa injustamente Bin Laden dos atentados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;