Setecidades Titulo
Devotos celebram o dia de Santo Expedito
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
18/04/2004 | 19:02
Compartilhar notícia


Fiéis da região celebram nesta segunda o dia de Santo Expedito, considerado o defensor das causas urgentes e um dos mais populares da Igreja Católica. Em Santo André, na Igreja de Santo Expedido (rua Gamboa, s/nº, bairro Paraíso), estão programadas missas às 9h, às 15h e às 19h30. Nesta última, os fiéis sairão em procissão pelas ruas do bairro, liderados pelo padre Vanderlei Ribeiro, o responsável pela paróquia. Já a benção de objetos e carros acontecerá em todas as três celebrações.

A data foi escolhida em função da morte do santo, em 19 de abril do ano 303, quando o então general Expedito foi derrotado e martirizado pelo imperador Diocleciano, onde hoje é a Armênia. Sua história remonta ao século IV, quando o então general Expedito – conhecido como Fulminante, e que tinha sob seu comando mais de seis mil soldados – defendia o Império Romano dos ataques de povos do Oriente.

A palavra em latim Hodie, inscrita na cruz que carrega em sua imagem, significa hoje e é uma referência ao momento da conversão do general Expedito ao cristianismo. O santo a teria proferido para afugentar a aparição de um corvo enviado por um espírito do mal, cujo bico trazia uma fita com a palavra Cras (ontem, em latim), que teria sido interpretado pelo então general por uma tentativa de convencê-lo a adiar sua decisão de se tornar cristão. Foi por esse motivo que o santo passou a ser invocado para solucionar causas urgentes, imediatas, e que não podem ser deixadas para depois.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;