Turismo Titulo
Cidades termais na Itália: 9 lugares para curtir o inverno no país
Por Redação
Do Rota de Férias
17/10/2019 | 11:18
Compartilhar notícia


Algumas pessoas desistem de curtir as férias no fim do ano na Europa por conta do frio. O que nem todos os turistas sabem, no entanto, é que existem várias cidades termais na Itália, onde a temperatura da água pode atingir os 87° C.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

“Locais onde os antigos gregos e romanos se banhavam com águas termais ainda existem e podem ser ótimos destinos para curtir o inverno europeu”, afirma Ana Grassi, travel design especialista em Itália. Segundo a profissional, as cidades termais italianas são lugares agradáveis e que misturam a rica história do país à natureza de cada região.

“Muita gente desconhece as propriedades das águas termais ou até mesmo não acredita que essas águas possam realmente curar. Porém, alguns centros termais fazem tratamentos para doenças sérias e, por conta dos dados científicos relevantes e dos resultados importantes proporcionados por essas águas termais, o governo italiano patrocina o tratamento de prevenção e cura para a população, com estadias de um semana a 15 dias, com custos muito reduzidos”, explica a especialista.

Dessa forma, em um mesmo passeio, é possível fazer uma imersão histórica, conhecer monumentos famosos, aproveitar o clima mediterrâneo e visitar belas paisagens das cidades termais da Itália.

LEIA MAIS: O QUE FAZER NA ÚMBRIA: REGIÃO DA ITÁLIA É BOA OPÇÃO PARA TURISTAS
BELEZA E TRANQUILIDADE: CONHEÇA O JARDIM DE NINFA, NA ITÁLIA

Cidades termais da Itália

Abano Terme

Localizado perto das cidades de arte, como Padova, Verona e Veneza, Abano Terme fica ao pé das colinas Euganeanas. A cidade é conhecida principalmente pelos spas e pelos recursos termais. Não é à toa que o lema da região é “a cidade que cura”.

Montecatini Terme

Montecatini Terme fica no coração da Toscana, a poucos quilômetros da capital Florença. As águas desse território também são conhecidas pelas propriedades térmicas, mas existem outras atrações que motivam uma viagem para a cidade.

“Durante os meses de novembro e dezembro, o local vira uma capital natalina. As ruas ficam todas iluminadas, e a cidade se transforma com uma série de atrações que celebram o Natal: Casa do Papai Noel, Vila de Elfos, oficinas de brinquedos e comidas típicas. Uma festa para toda a família”, explica Ana.

Chianciano Terme

Chianciano Terme é uma das zonas termais mais importantes de toda a Europa. São cinco parques com águas termais que se diferenciam pela composição de cada água e pelas diferentes indicações de tratamentos.

Bagno Vignoni

Se for viajar pelo Val d’Orcia, não deixe de incluir a cidade de Bagno Vignoni em seu roteiro. Além de ser muito charmosa, ela conta com excelentes fontes termais.

A praça principal de Bagno Vignoni tem águas quentes, e toda a cidade foi construída ao redor de uma piscina enorme retangular, que é cheia com águas termais.

Montegrotto Terme

Quem vai explorar as ruínas romanas em Montegrotto Terme consegue imaginar como era o lugar nos tempos antigos. É tudo tão belo, que parece que a cidade sempre foi tida como spa.

“Passando pelos Dolomitas, a água das fontes termais de Montegrotto faz uma viagem subterrânea de 25 anos, absorvendo sais minerais, antes de jorrar a uma temperatura de 87°C. Boa para as articulações e músculos, a água rica em minerais é um grande sucesso entre os amantes de spas do mundo todo” explica Ana.

Rapolano Terme

Bem-estar sempre foi uma palavra comum neste lugar. Isso se deve às fontes termais e aos estabelecimentos presentes na cidade. Nas piscinas cobertas e abertas, a temperatura das águas pode chegar a 39°C. Enxofre e bicarbonato de cálcio são  elementos que enriquecem as fortes águas termais de Rapolano.

Terme di Sirmione

As águas termais de Sirmione são conhecidas por curar males desde a época do Império Romano. A cidade fica em uma península do Lago di Garda, e só isso já é um motivo e tanto para conhecê-la.

“Uma vez ali, caminhe pelo centro histórico, conheça o castelo e nade nas belíssimas praias. Só não se esqueça: as águas termais são a atração principal. As propriedades encontradas na água de Sirmione curam, principalmente, problemas respiratórios”, explica a especialista.

Terme Pré-Saint Didier

As propriedades tonificantes das fontes são conhecidas em muitos lugares ao redor do mundo. Banhar-se em um dos centros termais de Pré-Saint-Didier, durante o inverno, é se ver em uma espécie de ofurô, imerso em água rica em propriedades curativas e rodeado pela neve que toma conta da região.

“Além de aproveitar as águas termais, muitas pessoas vão esquiar na região. Afinal, os Alpes Italianos também são um excelente lugar para esportes de inverno”, afirma Grassi.

Bagni Vecchi di Bormio

A cidade de Bagni Vecchi di Bormio se debruça sobre um penhasco, como um mosteiro grego. Passando pelo agradável Lago Como, onde a natureza parece mais uma obra de arte, e subindo a pitoresca Valtellina até o canto mais alto da Itália, é possível chegar até os velhos banhos de Bagni Vecchi di Bormio.

Imagens Sensacionais da Itália

A Itália tem uma cultura muito vasta, bem como uma culinária é conhecida mundialmente. Com paisagens belas, um litoral maravilhoso e pontos turísticos clássicos, o país está sempre na lista dos desejos dos brasileiros. Para você conhecer mais sobre as belezas italianas, o Rota de Férias separou 40 fotografias de lugares históricos do país. Confira:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;