Memória Titulo
E o Câmera Santo André faz seu primeiro Salão...

Beltran Ascêncio, nosso velho parceiro da Memória, surpreende sempre

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quando, em agosto de 1951, realizamos a primeira mostra que originou a fundação do Câmera Clube, muita gente duvidou da possibilidade de se conseguir, em nosso meio, uma sociedade fotográfica de alguma projeção."
(Câmera Clube de Santo André)

* * *

Beltran Ascêncio, nosso velho parceiro da Memória, surpreende sempre. Bastou que apresentássemos o primeiro catálogo internacional de arte fotográfica de Santo André, de 1953 (Memória de 10 e 11 de janeiro), para que ele nos trouxesse um catálogo ainda mais antigo: o do 1º Salão Nacional de Santo André, de 1952.

Este 1º Salão foi realizado em julho daquele ano, e também não foi o primeiro. Antes dele, em agosto de 1951, foi realizada a primeira mostra de fotografia do Câmera Clube andreense, que originou a fundação do clube.

O 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Santo André foi promovido no salão nobre da Escola Industrial Dr. Júlio de Mesquita. A instituição já estava no seu atual endereço da Rua Prefeito Justino Paixão.

O ACERVO DO BELTRAN
Além desse catálogo histórico do Câmera Clube, Beltran Ascêncio guarda todos os demais da entidade, referentes à década de 1950. Guarda mais Beltran: catálogos da mesma época e de outros clubes. Um material fantástico, que aos poucos Memória dividirá com vocês.

EM 1º DE MARÇO DE...
1750 - A Capitania de São Paulo é novamente reunida à do Rio de Janeiro.

1885 - Inaugurada a estação ferroviária de Ribeirão Pires, 751 metros acima do nível do mar.

1920 - Arthur Rudge Ramos prepara relatório detalhando todos os serviços realizados, entre 1913 e 1920, para recuperar a Estrada de Santos ou Estrada do Vergueiro, que cortava São Bernardo.

1970 - São Paulo sagra-se campeão brasileiro invicto de futebol amador: empata com o Guanabara em 0 a 0 no Estádio Municipal de Santo André, futuro Bruno Daniel, para público superior a 20 mil espectadores.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 1º de março de 1980

MANCHETE - Governo brasileiro vai iniciar neste ano construção de usinas nucleares.

SINDICALISMO - Metalúrgicos do Grande ABC realizam assembleias. E ameaçam com novas greves gerais.

EDITORIAL - Braido e Raimundo, briga que a nada leva. Fervia a política municipal de São Caetano.

PRIMEIRO PLANO - (Eduardo Camargo) - Demanda de carros e fabricação de pneus

COMÉRCIO - Reinaugurada a Padaria Royal, na Rua Marechal Deodoro, 1.144, em São Bernardo. Eram sócios: Modesto Eurico Lopes, Antonio de Souza Mendes, Jorge Afonso Ferreira e Joaquim Fernandes.

POLÍCIA - Corpo de motorista é achado no Tamanduateí.

AGENDA da Fundação Pró-Memória de São Caetano: 60 anos da criação da EE Coronel Bonifácio (1950); 80 anos da Pernambucanas, em São Caetano (1930).

SANTOS DO DIA
Adriano de Marselha, Albino e Eudócia. Albino, abade francês falecido em 550. Foi um dos santos mais populares da Idade Média.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;