Memória Titulo
Um postal para a Sagrada Família de São Caetano

Nesta Semana São Caetano que Memória idealiza, um postal histórico: a Sagrada Família, ou Igreja Nova, no Centro, em dois momentos - sendo erigida

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Nesta Semana São Caetano que Memória idealiza, um postal histórico: a Sagrada Família, ou Igreja Nova, no Centro, em dois momentos - sendo erigida, e pronta. São tão importantes as fotos como os dizeres do verso, que reproduzimos. Uma saudação do Francisco Barbosa para o xará Francisco Del Rey. E o retrato de um momento na vida religiosa da cidade que aniversaria.

CORREÇÃO

"Informo que o texto que acompanha a foto do Banco de Dados não é na Cerâmica São Caetano (Memória, quinta-feira, 29 de julho). A capela que ali aparece até se assemelha à da então existente no pátio da Cerâmica, mas é, na verdade, a de São Caetano, construída entre 1970 e 1980, na Praça Ermelino Matarazzo, ao lado da Matriz Velha. Enquanto lá ficou, bem no meio da praça, as missas comemorativas dos aniversários da cidade foram lá oficiadas."

Oscar Garbelotto, professor de São Caetano

"A foto (da capela) é da década de 1950, de cujas missas costumava participar, inclusive como coroinha. Ali, Praça Ermelino Matarazzo, eram realizadas, em 7 de agosto, as missas campais pelo Dia de São Caetano Di Thiene. Aquele altar era construído no centro da praça e revestido em cerâmica vermelha. O mesmo ficava em frente à cooperativa dos empregados do Matarazzo, que são aquelas portas à vista. Também vemos um caminhão Chevrolet que era da Prefeitura e transportava a aparelhagem de som para o evento."

Domingo Glenir Santarnecchi, jornalista de São Caetano

NOTA DA MEMÓRIA

Mestres Garbelotto e Glenir, agradeço por mais esta contribuição à construção da história da cidade, que é de vocês e de todos nós.

Diadema

Em 1º de agosto de 1929, era fundado o Esporte Clube Vila Conceição, que mudou de nome: passou a se chamar Associação Atlética Diadema em 1961. No ano da mudança, a diretoria tinha João de Almeida na presidência e Sebastião Fernandes de Oliveira como vice, dois vereadores que participaram da emancipação de Diadema; em 1961, Lauro Michels, prefeito duas vezes, era o presidente do Conselho Deliberativo.

SANTOS DO DIA

Afonso
Maria de Ligório, Caridade e Esperança.
Na estampa, São Pedro.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Violeiros de Mauá

Segundo dia da celebração do vigésimo aniversário da Orquestra de Violeiros de Mauá. Neste domingo, missa em ação de graças às 19h na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, com animação da Orquestra de Violeiros de Mauá e Banda Lira; amanhã, sessão solene pelo Dia da Orquestra de Violeiros de Mauá, às 19h, na Câmara Municipal. Mais informações: 4513-2004.

A Orquestra de Violeiros de Mauá é tombada como patrimônio cultural da cidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 1º de agosto de 1980

Manchete - Chanceler inglês (Lord Carrington) vê maior afirmação em posições do Brasil.

São Caetano - Concerto da Orquestra Sinfônica de Guarulhos lota auditório da Fundação das Artes; cidade abre hoje a 1ª Olimpíada Escoteira, no General Motors EC.

Ribeirão Pires - Desenvolvido plano de turismo; à frente, Manoel Mendes Junior, diretor de Educação, Cultura, Esportes e Turismo.

EM 1º DE AGOSTO DE...

1899 - Inaugurada a estação Campo Grande, próximo a Paranapiacaba, hoje tristemente abandonada.

Trabalhadores

Nasce em 1º de agosto de:

1896 - Vicente Esteca. Natural de São Simão (SP). Servente de fabricação da Rhodia residente à Rua Lituânia, 28.

Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é aniversário de Bauru e Piracicaba.

HOJE

Dia Mundial da Amamentação, Dia do Cerealista, Dia das Vocações Sacerdotais e Dia do Selo Postal Brasileiro.

FALECIMENTOS

ANTONIA DE OLIVEIRA ANDRADE
Vargem Grande do Sul, SP, 20-10-1909 - Santo André 27-7-2010)

Os netos a chamavam de Vó Tonha, com muito amor e carinho. Casou-se aos 18 anos com Arthur de Andrade. Um casamento que durou 75 anos e que deu ao casal os filhos Almerinda, José Carlos, Célia, Rosentina e Antonio, 11 netos e 13 bisnetos.

Veio para São Caetano em 1944. Estabeleceu-se primeiro na Rua Pará, no Centro. Depois na Rua Peri, na Vila Paula, onde permaneceu até 2008. É quando, por motivos de saúde, passou a residir com as filhas, ora em Santo André, ora em São Bernardo.

"Vó Tonha foi tudo de bom na minha vida. Ela era a pessoa mais corajosa, forte, doce, meiga e que sempre tinha uma palavra de elogio e carinho para cada um de nós, sempre nos admirando e elogiando a todos os seus filhos, genros, netos, bisnetos", diz Tina Simão, a neta mais velha. E completa: "Para cada gesto que recebia das filhas, e até das pessoas que cuidaram dela, ela só dizia obrigada, obrigada, obrigada".

Ano passado, 18 de outubro, houve a festa do centenário. Márcia Simão fez texto, Tina o interpretou. "Hoje estão aqui para abraçá-la todos nossos amigos, todos os seus filhos e filhas, sem exceção. Todos os netos, netas, bisnetos e bisnetas, sem exceção. E, com certeza, em algum cantinho, provavelmente bem pertinho da senhora, está o seu companheiro da vida inteira."

O texto continua, forte, emotivo. E é fechado com chave de ouro:

"A senhora vai estar com a gente por mais 100 anos, por mais 100 vezes 100 anos, porque os laços de amor que a senhora construiu nesta família são laços infinitos, e o nosso amor pela senhora também é infinito assim".

Antonia de Oliveira Andrade, a vovó Tonha, partiu no ano em que completaria 101 anos. Está no Cemitério das Lágrimas, ao lado do esposo, Sr. Arthur de Andrade.

SÃO BERNARDO

Aparecida Marquioli César, 58. Natural de Macatuba (SP). Dia 28. Cemitério Jardim da Colina.

Antonio Augusto, 52. Natural de Junqueirópolis (SP). Dia 28. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO

Antonio Lozano Ruiz, 82.
Natural de São Caetano. Dia 26. Cemitério das Lágrimas.
Irene da Silveira Lacerda, 79. Natural de Pocinhos (PB). Dia 27. Cemitério das Lágrimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;