Memória Titulo
Brasília e os sonhos de JK: 50 anos hoje...

Juscelino Kubitschek e Brasília, a capital brasileira inaugurada há exatos 50 anos no sertão de Goiás. O projeto político de interiorização do...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Juscelino Kubitschek e Brasília, a capital brasileira inaugurada há exatos 50 anos no sertão de Goiás. O projeto político de interiorização do País cristalizou-se em campanha presidencial quando o então candidato JK também pensou em dar encaminhamento a outro projeto importante diretamente ligado ao Grande ABC, o de uma indústria legitimamente nacional para produção automobilística.

Fábricas de caminhões com plantas no Grande ABC sempre citam o pioneirismo de Brasília na sua própria História. Os pesados aqui produzidos, ou então fabricados pelas unidades quando estas ainda estavam em São Paulo, levaram de tudo ao Distrito Federal na virada dos anos 1950 para 1960, dos candangos nordestinos ao ferro, tijolos, areia e cimento das grandes construções.

O Grande ABC já produzia caminhões e utilitários com as marcas Mercedes-Benz, General Motors, Scania-Vabis, International, ou então as peças de uma Varam Motores. Brasília, 50 anos; indústria automobilística, idem. Porque se 1960 foi o ano da inauguração, a segunda metade da década de 1950 foi o tempo do início das obras - no sertão de Goiás, delimitada pela Missão Exploratória Cruls, ainda no século 19; e nas áreas da Borda do Campo; no lugar da plantação de cebola e batata, a montagem dos possantes, orgulho dos antigos e descendentes.

A MISSÃO

Luiz Cruls, astrônomo belga, organizou comitiva para cumprir os ditames da Constituição Brasileira no início da República. Reuniu 21 profissionais para demarcar o Distrito Federal, em 1892, no governo Floriano Peixoto. A Missão Cruls cumpriu seu papel no ano seguinte e até que Brasília fosse construída o quadrilátero famoso de Goiás, próximo a Minas Gerais, passou a ser assinalado no mapa do Brasil, mesmo que a palavra Brasília apenas fosse oficializada depois.

FONTE

Para conhecer mais sobre a Missão Cruls, e seus integrantes, consulte o portfólio de André Azevedo da Fonseca: http://azevedodafonseca.sites.uol.com.br/cruls.html

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 20 de abril de 1980

Santo André - José Armando Pereira da Silva faz uma retrospectiva histórica: O teatro em Santo André, do Clube Rhodia ao Alumínio, com seis fotos de ilustração.

Igreja - Aparecida prepara-se para receber o papa João Paulo II. Para mostrar o clima da cidade, o Diário envia a jornalista Wanise Ferreira da Costa e o repórter-fotográfico Estevam Figueiredo, que faz verdadeiro ensaio de imagens na localidade.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - Entrar de sola no adversário é a tática de defesa de todos.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - Juristas conspícuos se reúnem para o combate ao crime e à corrupção.

Crônica 3 (Diógenes Silva) - A sardinhas da embaixada.

Crônica 4 (César Prieto) - Em xeque a política econômica do governo nos últimos 16 anos.

EM 21 DE ABRIL DE...

1905 - Fundação da Sociedade Recreativa Flor da Serra, em Paranapiacaba.

1940 - São Paulo Futebol Clube joga em Santo André e goleia o Primeiro de Maio, num dos últimos jogos no estádio da Rua Brás Cubas.

1965 - Fundada a Associação Cultural, Recreativa e Assistencial dos Moradores de Vila Olímpica, hoje bairro Olímpico, em São Caetano.

1970 - Amistoso em São Caetano: Saad 1, gol de Nelson, Corinthians, de Santo André, 0.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Bofete. Criado pela lei provincial 75, de 21 de abril de 1880, quando se separa de Botucatu.

Colina. Criado pela lei 2.096 e instalado em 21 de abril de 1925, quando se separa de Barretos.

Lins. Criado pela lei 1.708 e instalado em 21 de abril de 1920, quando se separa de Pirajuí, na região de Bauru.

A greve dos 41 dias - 21º dia

Tudo é proibido no Grande ABC para os metalúrgicos: assembleias nos estádios não podem; show da MPB na Vila Euclides também não. É quando entra em ação a Igreja Católica, que cede dois espaços: a Matriz da Boa Viagem e a igreja do Parque das Nações.

Trabalhadores

Nascem em 21 de abril:

1896 - Dionísio Jorge. Natural de Serra Negra (SP). Associado nº 606 do Sindicato dos Químicos. Industriário da Rhodia Química. Residência: Rua Catequese, Santo André.

1913 - Durvalina Maria Eleutério. Natural de Queluz (SP). Associado nº 1092 do Sindicato dos Químicos. Operária da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Sidney, 2141, Utinga.

1919 - Orozimbo Bento da Silva. Associado nº 933 do Sindicato dos Químicos. Industriário da Rhodia Química. Residência: Avenida Lino Jardim, 401, Santo André.

Fonte: 1º livro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia de Tiradentes, Dia do Metalúrgico, Dia da Latinidade, Dia do Café e Dia do Policial Civil e Militar.

SANTOS DO DIA

Anselmo, Conrado de Parzão e Silvio.

Anselmo de Cantuária (na estampa) foi arcebispo na França e doutor da Igreja: Aosta, Itália, 1033; Inglaterra, 1109. Considerado o verdadeiro criador da Escolástica ou a ciência teológica no Ocidente.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;