Memória Titulo
A Volks em São Bernardo: há 50 ou 60 anos?

A inauguração festiva da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo, naquele 18 de novembro de 1959, apenas oficializou um quadro...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A inauguração festiva da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo, naquele 18 de novembro de 1959, apenas oficializou um quadro que tem outras duas datas reconhecidas: 1949 e 1957.

Em 1949 foi inaugurada a Brasmotor, a primeira a montar modelos Volkswagen no Brasil, também em São Bernardo, aquelas 'baratinhas' também chamadas de 'besouros' e que depois seriam chamadas de 'fuscas' e 'fuscões'.

Em 1957 foi produzido o primeiro modelo VW pela própria indústria em sua fábrica da Via Anchieta, uma Kombi.

Entre 1949 e 1957 há uma outra paisagem, da grande fábrica da Via Anchieta ocupando antigos lotes coloniais, entre as Linhas Galvão Bueno (leia-se Bairro Demarchi) e São Bernardo Novo (de Ferrazópolis e Montanhão). Conhecemos duas dessas imagens, que vão publicadas hoje.

As fotos foram enviadas à Memória por Antonio Gonçalves Queiroz, que as herdou da família. São trabalhadores da empreiteira Construmag, entre eles muitos nordestinos, contratados para a construção da Volkswagen, a primeira fábrica do grupo fora da Alemanha.

A família Gonçalves Queiroz veio da Bahia logo após a Segunda Guerra Mundial. Uma odisséia que, em seus detalhes, Memória publicou em julho de 2005.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 18 de novembro de 1979

Grande ABC - Monumentos históricos ao abandono.

Economia - Grupo inglês vai dirigir EMI-Odeon, fábrica de discos que opera em 30 países, inclusive no Brasil, com sede em São Bernardo.

São Bernardo - Ainda indefinido empréstimo de 50 milhões de dólares pela Prefeitura.

Editorial - Dólares são vida ou morte de São Bernardo?

Nasce um museu

(Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto)

Em 18 de novembro de 1959, Giuseppe Sabatine, chefe da Secção de Urbanismo e Cadastro da Prefeitura de São Caetano, fornece informações sobre o imóvel da Rua Manoel Coelho, 679, que foi escolhido para sede do museu. Em seguida, o diretor de Obras, Isaac Zveibil, apresenta laudo de avaliação do imóvel.

EM 18 DE NOVEMBRO DE...

1889 - Quatrocentões de São Paulo aderem à nova forma de governo, a República, durante reunião realizada no Teatro São José.

1899 - Nasce Luiz Antonio Angeli, Gijão, no Núcleo Colonial de São Bernardo, onde faleceu em 22 de novembro de 1983.

1959 - Presidente Juscelino Kubitschek inaugura oficialmente a fábrica da Volkswagen em São Bernardo.

1969 - Governador Abreu Sodré e o comandante do II Exército, general Canavarro Pereira, entronizam a Bandeira Nacional da Faculdade de Direito de São Bernardo.

- Pelo Estadual de Voleibol Feminino: Randi, de Santo André, 3, Palmeiras 0, em jogo disputado no Clube Bochófilo.

1979 - Celebrada a missa inaugural da igreja da Vila Linda - Paróquia Cristo Operário -, em Santo André.

HOJE

Dia do Conselho Tutelar e Igreja celebra a dedicação às basílicas de São Pedro e São Paulo.

SANTOS DO DIA

Maudez, Odo de Cluny, Romão (ou Romano) e Salomé de Cracóvia.

Romão era diácono e sofreu o martírio por ter incentivado os cristãos perseguidos a permanecerem firmes em sua fé. Viveu no século III, falecendo em Antioquia (Síria) no ano 303.

ALMANAQUE

Américo Lopes Gil

Nascimento: Cravinhos (SP), 18 de novembro de l927.

Vereador: 1977 a 1983.

Partidos: MDB - PMDB - PTB.

Veio para Santo André em 1957. Trabalhou na indústria. Dirigiu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Santo André. Presidiu a Associação Católica dos Trabalhadores de Utinga (ACTU).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;