Setecidades Titulo Atividades vão até a próxima semana
Região promove ações educativas voltadas à segurança no trânsito

Cerca de 1,5 milhão de motoristas devem ser impactados com as atividades

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
19/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Municípios do Grande ABC realizam até a próxima semana série de ações educativas voltadas à segurança no trânsito. Mais de 20 iniciativas envolvendo debates técnicos, apresentações artísticas, atividades físicas, entre outros, acontecerão simultaneamente na região. A expectativa é que 1,5 milhão de motoristas que circulam pela região, além de pedestres, sejam impactados com as atividades.

As ações integram a Semana Nacional do Trânsito, iniciativa realizada em todo o País até o dia 25, cujo objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade a respeito dos riscos oferecidos pelo trânsito e sobre a importância da conscientização de motoristas e pedestres.

Dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) mostram que, de janeiro a julho deste ano, 110 pessoas morreram vítimas de acidentes viários na região, média de um óbito a cada 46 horas.

Na programação deste ano, crianças e adolescentes terão atenção extra dos municípios. Em Santo André, onde as ações acontecem desde segunda-feira, o personagem Mister Mão tem sido a mascote das atividades. Ontem, ele esteve na Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) Paulo Freire, na Vila Matarazzo, junto a alunos, para realizar o trabalho educativo sobre a travessia para pedestres na faixa. Ao longo da semana, outras nove escolas devem ser visitadas pela mascote.

Na cidade de São Bernardo, o foco das ações tem sido o uso da passarela, como forma de pedestres realizarem uma travessia segura. Cerca de 3.600 alunos da Etec Lauro Gomes e do Senai Almirante Tamandaré, ambos localizados próximos ao Paço Municipal, têm participado da ação, que contou, nesta semana, com uma simulação de um acidente com atropelamento na saída dos jovens.

Em 2017, houve 294 atropelamentos de pedestres na cidade, com 36 óbitos em toda a cidade. Até junho, houve 18 mortes. “As atividades da Semana Nacional do Trânsito são fundamentais, pois a violência no trânsito, infelizmente, é um processo crescente”, afirma o chefe do Executivo.

Em Ribeirão Pires, além de bloqueios educativos pela cidade, durante todo o mês, alunos da rede municipal participaram de palestras e brincadeiras sobre o tema. “As ações de educação no trânsito são de extrema importância para a redução dos indicadores de acidentes em nossa cidade, muitas vezes causados por descuido ou imprudência. Respeitar as leis de trânsito é respeitar a vida”, disse o secretário de Transporte e Trânsito do município, José Adão Alves.

Em São Caetano, agentes e operadores de trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) irão atuar em blitz educativa em frente a escolas públicas da cidade. 

Procuradas pelo Diário, as prefeituras de Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra não detalharam o calendário de atividades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;