Política Titulo
PT faz carreata sem Lula e sob chuva
Kléber Werneck e Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
19/10/2002 | 19:52
Compartilhar notícia


O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve problemas em sua agenda e não participou da carreata que reuniu cerca de 400 veículos, sábado à tarde, na região. A assessoria do candidato informou que ele teve de cancelar sua participação porque houve atraso no evento do qual participara pela manhã, em São Paulo. Estiveram na carreata apenas o candidato do PT ao governo do Estado, José Genoíno, e seu vice, o presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, além de prefeitos, deputados estaduais e lideranças do PT.

Apesar da ausência de Lula e da chegada da chuva por volta das 16 h, em Santo André, os militantes mantiveram o trajeto original de cerca de 50 km, passando rapidamente por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano, São Bernardo e Diadema. Na entrada de cada cidade, dezenas de militantes recebiam a caravana com bandeiras e apitaços. A fila ganhou cerca de 50 novos veículos em cada cidade por qual passou.

O deputado federal Professor Luizinho (PT), que viajaria sábado para Jandira onde aguardaria o candidato, disse que em virtude da chuva, Lula não conseguiu sair a tempo de São Paulo. Além disso, o candidato teve de gravar às pressas uma nova inserção para a campanha de TV com a última informação de que evoluiu de 58% para 61% das intenções de voto enquanto José Serra (PSDB) permanece estacionado nos 32%. “Nós já sabíamos que ele poderia ter problemas de agenda e além disso houve a divulgação da pesquisa plenamente favorável”, disse o deputado.

Os prefeitos de Rio Grande, Ramon Velasquez, de Mauá, Oswaldo Dias, de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares acompanharam o início da carreata sobre uma picape. O prefeito de Santo André, João Avamileno subiu no caminhão de som em Mauá, mas teve de descer logo depois por causa da forte chuva.

Apesar do volume de carros envolvidos e da chuva insistente a carreata não enfrentou incidentes, embora parte dos carros envolvidos tenha cortado caminho para chegar mais rápido ao destino final. No trecho percorrido ainda sem chuva, Genoíno e Marinho receberam cumprimentos dos pedestres e dos moradores dos bairros por onde circularam. “Esta carreata é mais uma forma de mostrar que nós estamos fortes. Não se preocupem com pesquisas, porque se dependesse delas nem teríamos passado do primeiro turno”, disse Genoíno.

Cidades – Depois de Santo André, onde a chuva começou, o petista fez uma parada na Praça dos Imigrantes, no bairro Santa Paula, em São Caetano, onde havia um grupo de militantes. Alguns deles reclamaram a ausência de Lula. Mesmo com chuva, ele desceu do carro e foi para o carro de som para agradecer ao povo de São Caetano a recepção. Marinho também resolveu falar e, mais uma vez, ressaltou a importância da militância não desanimar.

Depois, a carreata seguiu para São Bernardo, onde Genoíno fez uma rápida parada no Largo do Rudge Ramos. Quando resolveu fazer corpo a corpo com os eleitores, pressionado pela chuva, teve de retornar ao carro. A última parada do candidato foi em Diadema, onde cerca de 100 pessoas esperavam o candidato na Praça da Moça, onde estava previsto um comício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;