Política Titulo Bolso do contribuinte
Câmara de Santo André cria comissão para rever valores do IPTU

Iniciativa foi desencadeada porque os vereadores receberam nos últimos dias inúmeras reclamações de contribuintes sobre valores acima dos limites

Por Evaldo Novelini
18/01/2018 | 12:38
Compartilhar notícia
Diário do Grande ABC


A Câmara de Santo André vai discutir nesta quinta-feira à tarde a abertura de comissão interna para avaliar eventuais aumentos abusivos na cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano). A iniciativa foi desencadeada porque os vereadores receberam nos últimos dias inúmeras reclamações de contribuintes sobre valores acima dos limites divulgados pela Prefeitura, de 50% para residências e de 60% para apartamentos.

“Há casos de aumento de 150%”, relata o presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), que usou o telefone para fazer a convocação dos outros 20 vereadores para reunião às 14h, na Câmara. A ideia é aprovar a criação da comissão com a participação de representantes de todos os partidos com representatividade no Legislativo, inclusive os da oposição. A proposta é que o grupo se mantenha em atividade por 90 dias. “Até que corrijamos todas as distorções, caso a caso”, detalha o socialista.

Segundo o vereador Professor Minhoca (PSDB), da base de sustentação do prefeito andreense Paulo Serra, também tucano, os aumentos abusivos se devem à revisão da planta genérica de valores, que corrigiu o preço de mercado dos imóveis da cidade e sobre a qual os tetos de IPTU aprovados pela Câmara não incidem. “Há casos em que uma casa de R$ 400 mil passou a custar R$ 900 mil. Não adianta impor limites apenas no imposto porque o proprietário vai ter de desembolsar mais do que 50%.”

O propósito da comissão da Câmara é colher informações de aumentos abusivos da população e levá-los ao conhecimento da Secretaria Municipal de Finanças, que tem poder de revisar os carnês de IPTU. “Vamos determinar um dia por semana para atender a população que esteja insatisfeita com os valores”, adianta Cicote.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;