Economia Titulo
AES e Enron fraudaram leilão da Eletropaulo, diz FT
Do Diário OnLine
21/05/2003 | 11:19
Compartilhar notícia


O leilão de privatização da Eletropaulo foi burlado pela AES e Enron, duas das maiores empresas de energia dos Estados Unidos, segundo reportagem da edição desta quarta-feira do jornal britânico Financial Times.

A Enron e o Consórcio Light, do qual a AES era acionista, estavam entre os três licitantes para o leilão da Eletropaulo, em abril de 1998. O jornal afirma que horas antes da sessão, as duas empresas americanas firmaram um acordo para que a Enron não participasse do leilão promovido pelo governo de São Paulo para diminuir a disputa e o preço pago pela maior distribuidora de energia elétrica da América Latina. Em troca, a Enron ganharia um contrato de fornecimento de gás à Eletropaulo.

O consórcio VBC (formado pela Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa) também desistiu no último momento de participar do leilão. Assim, a AES foi a única a apresentar proposta e levou a Eletropaulo pelo preço mínimo, de US$ 1,78 bilhão.

De acordo com o Financial, a AES já teria aberto investigações para apurar as responsabilidades no caso. A Enron nega as informações. AES obteve um financiamento do BNDES para pagar pelas ações da Eletropaulo, mas desde o início do ano não honra suas dívidas e está inadimplente com a instituição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;