D+ Titulo
TPM: verdade ou mito?
Do Diário do Grande ABC
08/08/2010 | 07:18
Compartilhar notícia


Se menstruar todo mês é um saco, os ‘extras' que vem junto são ainda piores. TPM (Tensão Pré-Menstrual) e cólica existem sim e podem afetar a qualidade de vida de muitas meninas e mulheres e, como consequência, de quem convive com elas.

Você não está sozinha nessa. Calcula-se que 75% das adolescentes sofram de cólica e que 15% delas não consigam nem ir à escola por causa da dor. De acordo com a pesquisa mais recente sobre TPM, realizada em julho de 2008 pela Universidade Estadual de Campinas, 80% das 1.053 entrevistadas têm ou já tiveram um ou mais sintomas.

Mas, não adianta colocar toda a culpa do mundo na TPM ou nas cólicas. Já que é inevitável conviver com a menstruação, então encontre um jeito de não enlouquecer naqueles dias. A família, o namorado, os amigos e, principalmente, você vão agradecer. O D+ conversou com a hebiatra Lígia de Fátima Nóbrega Reato, professora-doutora da Faculdade de Medicina da Fundação ABC sobre o tema. Confira:

O que é cólica?
Dismenorreia ou cólica menstrual é a dor causada pelas contrações do útero ao expelir as escamações do endométrio e o sangue. A dor costuma ser mais forte no primeiro dia. A intensidade varia de leve a intensa, dependendo da mulher.

O que é TPM?
A tensão pré-menstrual é definida como um conjunto de sintomas físicos e emocionais que afetam algumas mulheres antes da menstruação devido às mudanças hormonais.

Cólica faz parte da TPM?
Não. A cólica aparece quando a mulher já está menstruada. Mas em alguns casos pode vir com os sintomas da TPM, que surgem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem assim que ela desce.

Quais os sintomas da TPM?
Os sintomas, que são capazes de alterar o estilo de vida da mulher, incluem fome em excesso ou falta de apetite, inchaço, gases, dor nas mamas, aumento do peso, ondas de calor, dor de cabeça, acne, palpitações, ansiedade, depressão, irritabilidade, mudanças de humor, agressividade, moleza, cansaço, dificuldade de concentração, esquecimento, alteração no ritmo do sono, entre outros.

Dá mais vontade de chorar?
Sim. A mulher fica menos paciente, pois a falta de hormônio a deixa mais intolerante, com o ‘pavio curto'. Ela tem menor controle sobre as emoções. Então se fica feliz, fica muito feliz; se fica triste, fica muito triste. Mas a tendência é sentir-se mais irritada.

O que fazer para aliviar os sintomas da TPM?
Pesquisas têm demonstrado que mulheres estressadas estão mais sujeitas à TPM. Daí a importância da mudança do estilo de vida. Recomenda-se exercícios físicos, redução do consumo de café, chá, bebidas com gás, álcool e fumo, além de uma dieta balanceada. Existem também alguns medicamentos para isso; mas é importante primeiro consultar o hebiatra ou ginecologista para receber orientaçao adequada. Aliás, é importante a consulta a um desses profissionais a partir da menarca.

Chocolate ajuda a amenizar?
Pelo contrário. Em relação à alimentação, o que se recomenda é a diminuição do uso de sal, açúcar refinado, carnes vermelhas e chocolate; embora se saiba que o chocolate produz endorfina que melhora o humor. Alguns pesquisadores orientam dar preferência ao consumo de peixes, aves, grãos integrais e legumes, aumentando a ingestão de vegetais verdes, frutas e cereais.

Só adolescente tem cólica?
Não. Mas a dismenorreia costuma ser mais frequente e intensa no período da adolescência até os 25 anos.

O que se pode fazer para aliviar a cólica?
Nos casos leves, recomenda-se aplicar calor local (bolsa de água quente) e analgésicos comuns. Nos casos de moderadas a intensas, utiliza-se anti-inflamatórios não hormonais. Em alguns casos, indica-se o uso de anticoncepcionais orais de baixa dosagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;