Política Titulo
Serra faz homenagem a Jimmy Carter
Das Agências
04/05/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), concedeu ontem a Ordem do Ipiranga ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. Em cerimônia realizada no Palácio do Governo, Serra afirmou que Carter adotou a questão dos direitos humanos como pedra principal da sua política externa.

"Sua opção teve impacto profundo e duradouro na evolução das relações internacionais", afirmou.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado, reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros como reconhecimento de gratidão dos paulistas em virtude dos serviços de excepcional relevância prestados.

O governador, que deixou o Brasil durante a ditadura militar, destacou o papel do presidente americano na restauração da democracia nos países latino-americanos. Carter afirmou, no entanto, que os Estados Unidos tiveram um retrocesso em sua política externa nos últimos anos.

"Tivemos dias tristes na história do meu país", declarou, referindo-se à tortura usada em prisioneiros de guerra. Para ele, o novo presidente americano, Barack Obama, vai ajudar a defender os direitos humanos novamente.

Carter vai se encontrar hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir maior transparência para as informações públicas no País. Além do governador, estiveram presentes na cerimônia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

HISTÓRICO - O democrata Jimmy Carter foi presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981. Neste período foi o mediador do primeiro tratado de paz entre um país árabe e Israel, no acordo de Camp David, de 1978, que selou a paz entre israelenses e egípcios.

Em 1982, criou o Centro Carter, uma organização sem fins lucrativos, que se empenha em avançar na questão dos direitos humanos em todo o mundo. Por este trabalho, Jimmy Carter recebeu, em 2002, o prêmio Nobel da Paz. Após a visita ao Brasil, o ex-presidente dos EUA irá ao Peru, Bolívia e Equador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;