Cultura & Lazer Titulo
Filmes dos 'Trapalhões' chegam em DVD
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
08/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os fãs dos Trapalhões podem começar a contagem regressiva para o dia 22. É nesta data que irá chegar às lojas a primeira leva de DVDs dos filmes do grupo de comediantes. A idéia da Europa Filmes, distribuidora responsável, é lançar 39 títulos no total, sendo cinco produções liberadas a cada mês, cada uma a R$ 14,99. Entre o material lançado estão desde as primeiras produções que contaram com a participação de membros do grupo, como Na Onda do Iê Iê Iê (1966), que tem apenas a dupla Didi-Dedé, até filmes mais recentes, caso de O Trapalhão e a Luz Azul (1999).

O lançamento ocorre meses depois de Didi e Dedé se reunirem, dessa vez no humorístico A Turma do Didi, da Globo. Eles se desentenderam por anos até se reconciliarem recentemente.

Essa é uma oportunidade para público jovem ter contato com os personagens que fizeram história na cultura brasileira. "O pessoal mais velho, que era fã, sempre quer mostrar para os seus filhos e netos o que eram os Trapalhões", diz Dedé Santana, que afirmou ter tomado conhecimento sobre os relançamentos por meio da imprensa. Ele acredita que o trabalho do grupo agrada a públicos de todas as idades. "A simplicidade da comédia dos Trapalhões é uma coisa mágica. O pessoal adora esse humor simples, pastelão mesmo."

Nesta primeira leva de DVDs está Cinderelo Trapalhão (1979). O filme conta a história de um rapaz simples que é desprezado na cidade onde mora. Quando um malvado coronel cobiça as terras de uma família, Cinderelo se une a um grupo de rapazes que irão combater o vilão.

Outro título que estará nas prateleiras este mês é O Casamento dos Trapalhões (1988), que mostra quatro irmãos caipiras que moram em uma fazenda. Cansado de viver em meio à bagunça, o mais velho decide encontrar uma mulher na cidade. Enciumados, os outros três também querem arranjar suas próprias companheiras.

Já no futurista A Princesa e os Trapalhões (1989), a aventura se passa no planeta Antar, dominado por um tirano que força crianças ao trabalho escravo. Morando no deserto estão os príncipes Mussaim, Zacaling e Dedeon. Ao lado do Cavaleiros Sem Nome e da princesa Xeron, eles terão de libertar as crianças.

Além dos longas-metragens, o público poderá rever o documentário O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981), realizado em comemoração aos 15 anos do grupo completados na época. Com narração de Chico Anysio e depoimentos de artistas como Millôr Fernandes e Caetano Veloso, ele mostra aspectos da vida profissional e pessoal do quarteto.

Todos os DVDs vêm com áudio em português 2.0 e com opção de legendas em inglês, espanhol e português. Um dos principais atrativos é a presença de uma versão em MP4 dos filmes, sendo possível copiá-los para um video player portátil. Apesar de ser uma novidade para os colecionadores, não há extras e os fãs que buscam informações a mais devem se decepcionar.

IRMÃOS - O grupo deu seus primeiros passos em 1966, somente com atividades da dupla composta pelo cearense Antônio Renato Aragão, o Didi, e o carioca Manfried Santana, o Dedé. Anos mais tarde se juntaram a eles o também carioca Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994), o Mussum, e o mineiro Mauro Faccio Gonçalves (1934-1990), o Zacarias.

"Éramos quatro irmãos. O Zacarias era um ator completo. O Mussum era um grande comediante, que nos fazia rir muito sempre. O Renato era um herói nos filmes e na vida real. Ele conseguia manter sempre um clima alegre entre nós. Eu, na verdade, sempre fui uma escada para os três", lembra Dedé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;