Política Titulo Após três anos
São Bernardo rompe convênio com a FAM

Decisão leva em conta fato de a instituição não
estar credenciada no MEC para atuar na cidade

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
23/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em intimação, a Prefeitura de São Bernardo requereu a rescisão unilateral do convênio com a FAM (Faculdade das Américas), assinado em 2014 ainda na gestão Luiz Marinho (PT), para que alunos do curso de Medicina da instituição tenham acesso à rede de Saúde do município para realizar estágio. A alegação do Executivo, chefiado por Orlando Morando (PSDB), é que a entidade não está devidamente credenciada no MEC (Ministério da Educação) para operar na cidade. O Paço utiliza decreto de janeiro – que trata de revisão das contratações – como base para cortar a parceria, considerada irregular.

O processo administrativo aberto no início de abril pela Prefeitura, assinado pelo secretário municipal de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, aponta o lapso na permissão dada pelo MEC à faculdade. De acordo com a portaria 399, de 22 de julho de 2014, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, “autoriza exclusivamente” a Faculdade das Américas (cuja razão social é Sociedade Educacional das Américas S/A) a ministrar o curso de Medicina na Rua Augusta, números 1.520 e 1.508, na Consolação, em São Paulo.

O documento alega também que a Procuradoria de Contratos emitiu parecer técnico-jurídico sem se opor ao cancelamento do acordo. O Paço ressalta ainda que a FAM deveria fornecer à Secretaria de Saúde lista de alunos aptos a realizarem estágio na rede municipal, bem como o nome dos professores responsáveis, o que não ocorreu. No Facebook, post datado de 22 de janeiro de 2016 diz que o curso estaria autorizado pela portaria do MEC e que os alunos teriam “aulas práticas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município de São Bernardo”. Já no edital de abertura de graduações para 2017, a faculdade informa que o curso seria ministrado apenas na Capital.

A única movimentação favorável do MEC à inclusão de curso de Medicina em São Bernardo diz respeito à escolha da Uninove (Universidade Nove de Julho) como responsável pela oferta de 100 vagas por meio de edital do Programa Mais Médicos. A instituição aguarda a finalização do processo de credenciamento junto ao governo federal para iniciar as atividades, previstas para o segundo semestre.

Morando deu aval, por sua vez, no dia 12 – após prazo de defesa –, a convênio com a Uninove que garante o uso da rede de Saúde do município para as atividades de estágio dos estudantes e estabelece contrapartida financeira de cerca de R$ 20 milhões por parte da instituição privada em seis anos ao Paço.

Procurada, a FAM não se manifestou sobre o caso.

HISTÓRICO

A chegada da faculdade ao município foi recheada de polêmicas. Além do problema com a portaria do MEC, o Diário relatou, à época, que a faculdade ofereceu o curso no ano de 2015 de maneira irregular em imóvel localizado na Avenida Wallace Simonsen, no Nova Petrópolis, adaptado para 100 alunos.

A FAM foi patrocinadora do São Bernardo Futebol Clube na temporada de 2016. A instituição de ensino é administrada pela empresária Leila Mejdalani Pereira, que também possui participação no grupo Crefisa S/A, outro ex-patrocinador do Tigre em anos anteriores e que, atualmente, estampa sua marca no Palmeiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;