Setecidades Titulo
Pauta de férias
Por Ademir Medici
11/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória dá uma parada, de férias, mas deixamos quatro programas gravados na TV DGABC, a saber:

1 – Inventário do futebol no Grande ABC, com o pesquisador Irio Marega; programado para ir ao ar nesta semana.

2 – Reedição do livro Memórias de um Andreense, de Holando Lacorte, com o professor Alexandre Takara; programado para 20 de abril.

3 – Industrialização em São Bernardo durante a República Velha, com o pesquisador Jorge Henrique Scopel Jacobine; programado para 27 de abril;

4 – Os diários de São Caetano, com a historiadora Priscila Gorzoni, programado para 4 de maio.

Para acompanhar as entrevistas gravadas, inclusive as anteriores, é só entrar no site do DOL (Diário OnLine) – www.dgabc.com.br .

Deixamos com vocês, ainda, esses quatro livros, recém-lançados, que comprovam, uma vez mais, que o Grande ABC produz também cultura.

Memória, com este repórter, estará de volta em 6 de maio, um sábado. Prestigiem o Diário, jornal e TV, que não deixará de falar em história e memória – como nunca deixou, desde os tempos do News Seller, em 1958 – 59 anos a serem completados em maio.

Diário há 30 anos

Sábado, 11 de abril de 1987 – ano 29, edição nº 6414

Manchete – Denúncia vazia retorna na nova lei

Ribeirão Pires – Morre a mula Menina, de pneumonia e velhice. Aposentada pela Prefeitura em 1978, por intervenção do escritor Roberto Bottacin. Vivia no Parque Municipal.

Transportes – Acidente com trens da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos deixa 237 feridos. A composição da CBTU estava parada por problemas técnicos e foi violentamente atingida por outra que vinha para Santo André.

Em 11 de abril de...

1917 – Liquidatários da massa falida da Companhia São Bernardo Fabril (a Ipiranguinha, no Distrito de Santo André, Município de São Bernardo) abrem nova concorrência para a venda da empresa. São três lotes à venda:

1 – Armazém no largo da fábrica;

2 – Terreno de 62.258 m² no bairro Ipiranguinha;

3 – Construções, benfeitorias, maquinário, tecelagem, preparação (urdideiras, engomadeiras etc), tinturaria, fiação, acabamento e expedição, e oficinas.

Propostas seriam recebidas até 19 de abril.

Nota – Enquanto isso, a Ipiranguinha permanecia fechada. Muitas famílias, desempregadas, deixaram Santo André. A troca de acusações pela imprensa paulista estava paralisada. A cidade acompanhava com real interesse o que ocorreria.

Cem anos depois, nós também, da Memória, acompanhamos atentamente os rumos do caso, como se vivêssemos aqueles momentos verdadeiramente sombrios.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ruptura das relações do Brasil frente à Alemanha; as providências do governo; o povo apoia a decisão governamental e vai às ruas; multidões são fotografadas nas ruas de São Paulo; apedrejado o Diário Alemão.

1937 – Deportado para a Espanha o sapateiro de São Caetano Francisco Marques, acusado de pertencer à Aliança Nacional Libertadora, cf. pesquisa de José de Souza Martins.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 11 de abril:

No Rio Grande do Norte, Acari e Touros.

No Rio Grande do Sul, Brochier, Dezesseis de Novembro, Erebango, Ernestina e Nova Bréscia.

No Mato Grosso do Sul, Coxim.

No Tocantins, Guaraí.

Na Bahia, Heliópolis.

No Amazonas, Jutaí.

Em Santa Catarina, Papanduva.

No Piauí, São João da Canabrava.

Em Pernambuco, São José da Coroa Grande e Tuparetama.

No Paraná, Tapejara.

Fonte: IBGE

Hoje

Dia do Infectologista

Dia do Kung Fu

Dia do Prefeito

Santos do Dia

Estanislau (Cracóvia, Polônia 1030-1097). Bispo e mártir, executado pelo rei do seu país.

Gema Galgani

Isaac




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;