Política Titulo Mesmo em baixa
Mesmo em baixa, PT remonta cenário de continuidade no PED
Por Daniel Macário
10/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Apesar do discurso de renovação adotado desde a eleição de 2016, quando o partido vivenciou sua maior derrota da história em pleitos municipais, o PT manteve ontem, durante o PED (Processo de Eleições Diretas), a manutenção do comando de seus sete diretórios no Grande ABC. As surpresas do pleito ficaram por conta da eleição de Getúlio Júnior, o Juninho, em Mauá, e da derrota de Carlos Grana na cúpula de Santo André. O ex-prefeito da cidade, no entanto, manteve o favoritismo e comandará a Macro ABC.

Com mais de 100 votos de diferença, Grana perdeu a disputa no diretório andreense para o secretário-geral do PT de Diadema, Licio Lobo (764 a 604 sufrágios). A votação, que surpreendeu a ala do ex-prefeito, no entanto, não foi suficiente para interferir na vitória do mandatário, que levou a disputa nos demais seis municípios. Procurado pelo Diário, Grana disse que só comentaria a votação após a consolidação dos números, hoje.

Em Santo André, assim como previsto, a votação terá segundo turno entre o sindicalista Zé Paulo Nogueira e o ex-deputado federal Professor Luizinho. A disputa, que ontem foi acirrada – 630 a 451 votos, respectivamente – promete mais uma vez forte concorrência dentro da cúpula do partido até o dia 30, data do próximo pleito.

De um lado, Luizinho tem as adesões do ex-prefeito Carlos Grana, do parlamentar estadual Luiz Turco e do vereador Willians Bezerra. Já o sindicalista conta como apoiadores os vereadores Alemão Duarte e Bete Siqueira, e os ex-vereadores João Montoro Filho, o Montorinho, e Tiago Nogueira.

Em Mauá, a surpresa ficou pela derrota da atual presidente Cida Maia. Articulada com apoio do grupo do ex-prefeito Oswaldo Dias, que volta a ter representante na cúpula do partido, a candidatura de Getúlio Júnior, o Juninho, conseguiu forte adesão do diretório e levou a disputa com 641 a 470 votos.

Os demais municípios da região registraram a manutenção de velhas lideranças no controle do partido. Em São Bernardo e São Caetano, Brás Marinho e Márcio Della Bella, respectivamente, foram reeleitos. Com chapa única, Renato Foresto, em Ribeirão Pires, e José Almeira Freire, em Rio Grande da Serra, confirmaram seus quadros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;