Setecidades Titulo Aniversário
Prestação de serviço dita festa de 464 anos em Santo André

Comemoração contou com mutirão de Saúde para zerar fila de espera, eventos esportivos e culturais

Por Daniel Macário
09/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/Divulgação


 No aniversário de 464 anos de Santo André, celebrado ontem, a prestação de serviço ditou o ritmo da celebração, que levou centenas de moradores a equipamentos e espaços públicos do município. Entre os destaques esteve a primeira edição do mutirão de consultas e exames do Programa Saúde Fila Zero, que pretende acabar com a grande demanda. Cerca de 5.200 pessoas que aguardavam o agendamento de procedimentos compareceram a três unidades de Saúde.

A aposentada Lucia de Almeida Souza, 78 anos, que aguardava desde 2014 por consulta com neurologista, foi uma das moradoras que marcou presença no primeiro dia do mutirão. “Quando recebi a ligação pensei até que fosse trote. Já tinha perdido a esperança de passar em consulta. Fiquei tão feliz quando percebi que era verdade.”

A paciente, que sofreu há três anos um derrame cerebral, aproveitou a oportunidade para retomar seu tratamento com o especialista, abandonado desde então. “Como não tenho convênio fiquei esperando o agendamento e pegando receita com o clínico geral. Agora o doutor já pediu para fazer fisioterapia e viu meus novos medicamentos”, afirma.

O mutirão também foi recebido como um presente pelo casal Maria de Fátima, 64, e José Lopes Filho, 68. “Há três anos meu marido tem sofrido convulsão três vezes por mês. Cada dia que acordo é uma agonia, pois não sabemos o que vai acontecer. Quando nos avisaram da consulta foi uma alegria tremenda. Quem sabe agora não chega o fim desse sofrimento”, relata Maria.

Em parceria com o Estado, o município também recebeu em seu aniversário a carreta da mamografia do programa Mulheres de Peito, estacionada na Praça do Carmo. Além disso, a maratona da festa teve muita diversão e esporte no Parque Celso Daniel com o Educação em Movimento, torneio de basquete no Parque Pignatari e eventos culturais.

Para o prefeito Paulo Serra (PSDB), a presença massiva dos moradores em equipamentos da cidade na data marca a retomada de confiança da população com o poder público. “Ainda estamos muito longe do que queremos para a cidade, mas é gratificante ver os moradores ocupando mais uma vez os espaços públicos. Isso mostra que estamos no caminho certo . Esses eventos do aniversário da cidade mostraram isso”.

A comemoração ainda foi marcada pelo trabalho de equipes da Prefeitura na demolição da ponte que cedeu na Avenida dos Estados na sexta-feira. Iniciado ainda pela manhã, a retirada da estrutura foi concluída ontem no fim tarde. O serviço para remoção de entulho segue entre hoje e amanhã para que, posteriormente, funcionários iniciem a construção de nova estrutura no local. Não há prazo para conclusão do serviço, segundo o prefeito Paulo Serra. “Nós vamos agir com rapidez, não dá para ficar com duas pontes (fechadas). Já estamos pensando em alternativas para a ponte da Prefeito Saladino (que cedeu em janeiro). Mas a ideia é concluir o trabalho o mais rápido possível”, declarou.

Paralelo a isso, o DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) também empenha esforços para concluir, até terça-feira, a construção de novo acesso que ficará localizado no canteiro central próximo à ponte que leva à Avenida Antonio Cardoso, exclusivamente para trólebus e ônibus. Motoristas, por sua vez, estão sendo orientados a fazer retorno na ponte que dá acesso à Rua Caraguatatuba, próxima à entrada da Rhodia.

Para completar a festa, a Prefeitura disponibiliza hoje programação cultural em diversos espaços públicos da cidade com o Viva nos Parques, Viva Santo André. O evento promoverá atividades nas áreas verdes do município. A programação ainda conta com a reabertura da Sabina Escola Parque do Conhecimento, às 9h, e a edição da Color Run, corrida que une esporte e lazer, com largada do Paço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;